Como fazer o sincronismo dos motores Cruze e Sonic da GM?

Confira esse passo a passo para fazer o sincronismo desses modelos de motor

A troca da correia dentada de alguns motores requer um conjunto de ferramentas especiais para fazer o sincronismo de forma correta. É o caso dos motores Cruze e Sonic da GM. Neste conteúdo especial para os mecânicos, confira como fazer esse sincronismo!

Como fazer o sincronismo desses motores: passo a passo

Recomendada pelo fabricante a cada 90.000 km, a troca da correia dentada dos motores GM 1.6 e 1.8 16V Ecotec do Cruze e Sonic requer um conjunto de ferramentas especiais.
Vamos listar, com os números do código do fornecedor, as ferramentas necessárias para o serviço.

A primeira é a ferramenta de travamento das polias das árvores de comando de válvulas e da árvore de manivelas (131008). Caso o sincronismo entre as árvores de comando de válvulas necessite ser ajustado, porém, será necessária também outra ferramenta (131009). 

Nesses motores, o sincronismo entre as árvores de comando de válvulas independe do sincronismo entre suas polias, ou seja, as polias podem estar perfeitamente sincronizadas e, ao mesmo tempo, as árvores de comando podem estar defasadas. A priori, o sincronismo entre as árvores não se perde e o reparador não precisaria retirar a tampa de válvulas para ajustá-lo.

Quando necessária, essa operação demanda a retirada de alguns componentes, a substituição da junta e a utilização da já citada ferramenta 131009. Se, ao chegar à oficina, o funcionamento do motor é estável, sem falhas ou trepidações, não se recomenda retirar a tampa de válvulas para verificação.

Somente havendo falhas, sob quilometragem avançada ou após ter passado por retífica, se justificaria essa verificação, cujo procedimento encontra-se no manual das ferramentas 131008 e 131009.

Para a presente matéria, assume-se que o motor não apresenta falhas, cabendo apenas a preventiva substituição de sua correia de distribuição. Os procedimentos a seguir referem-se à troca de correia nos veículos Cruze. Nos veículos Sonic há algumas diferenças, que estão explicadas no manual das ferramentas 131008 e 131009.

Ferramentas necessárias: 131008-00C (travar o volante do motor), 131008-ESC (travar em sincronismo a polia da árvore de comando de válvulas variável de escape) e 131008-ADM (travar em sincronismo a polia da árvore de comando de válvulas variável de admissão). 

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Remoção: passo a passo

1 - Eleve o veículo, de acordo com as informações do manual do proprietário ou manual de serviço do fabricante.

2 - Remova o protetor de cárter. Para isso, é necessário retirar duas travas e três parafusos.
3 - Desconecte o chicote do sensor de temperatura do ar, localizado no tubo de admissão, próximo à caixa do filtro de ar.

4 - Solte as duas abraçadeiras do tubo de admissão e remova-o. Cubra a borboleta de admissão.

5 - Solte o duto de entrada do filtro de ar e a mangueira de dreno (se equipado) da caixa do filtro de ar. Em seguida, remova a caixa do filtro de ar.

6 - Remova os dois parafusos da capa frontal superior da correia dentada (Fig. 1), e, em seguida, a capa.

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Atenção: Esses motores possuem duas correias poly-v, uma para acionar a bomba da direção hidráulica através da bomba d’água e outra para acionar os demais agregados do motor.

7 - Utilizando uma ferramenta adequada, corte a correia poly-v da bomba de direção hidráulica entre as polias desta e da bomba d’água. Remova a correia. O corte é necessário, pois essa correia não possui tensionador (correia elástica).

8 - Alivie a tensão da correia poly-v principal girando a catraca do seu tensionador no sentido anti-horário. Em seguida, trave-o com um pino (Fig. 2).  

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9 - Remova a correia poly-v principal.

10 - Remova o parafuso de fixação do tensionador da correia poly-v principal e, em seguida, o tensionador.

11 - Gire a polia da árvore de manivelas no sentido de rotação do motor até que a marca presente na polia se alinhe com a marca na capa frontal inferior da correia (Fig. 3). Nesse momento o pistão do primeiro cilindro estará em PMS.

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12 - Remova a porca localizada na parte traseira direita inferior do bloco (motor visto de frente). Em seguida instale a ferramenta 131008-00C, travando o volante do motor (Figs. 4a e 4b). Reinstale a porca para fixar a ferramenta.

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13 - Remova e descarte o parafuso da polia da árvore de manivelas (Fig. 5). Em seguida, remova a polia.

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Atenção: É obrigatória a substituição do parafuso da polia da árvore de manivelas.

14 - Remova os quatro parafusos da capa inferior da correia dentada e, em seguida, essa capa.

15 - Instale a ferramenta 131008-ADM na polia da árvore de comando de válvulas variável de admissão (Fig. 6a).

Atenção: A marca em forma de ponto na polia da árvore de comando de admissão não deve se alinhar à listra gravada em alto relevo na ferramenta 131008-ADM, mas estar um pouco acima (Fig. 6b). 

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16 - Instale a ferramenta 131008-ESC na polia da árvore de comando de válvulas variável de escape, encaixando-a também na ferramenta 131008- ADM (Fig. 7a).

Atenção: A marca em forma de ponto na polia da árvore de comando de escape deve se alinhar à listra gravada na 131008-ESC (Fig. 7b). 

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17 - Aplique tensão ao tensionador da correia dentada no sentido horário, usando uma chave/soquete Allen, até que seja possível instalar um pino na parte traseira do tensionador para travá-lo (Fig. 8).

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18 - Remova a correia dentada. Marque o sentido de rotação, caso a mesma venha a ser reutilizada.

19 - Verifique o rolamento de apoio e o tensionador quanto a desgaste e mau funcionamento. Substitua- os, se necessário, seguindo as orientações do fabricante.

Instalação: passo a passo

20 - Instale a correia, na seguinte ordem, sem dobrá-la ou torcê-la (Fig. 9) 

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  • Tensionador (1);

  • Engrenagem da árvore de manivelas (2);

  • Rolamento de apoio (3);

  • Polia da árvore de comando variável de escape(4);

  • Polia da árvore de comando variável de admissão(5).

Atenção: Quando houver reaproveitamento da correia, instale-a respeitando o sentido de rotação original.

21 - Remova o pino para travamento do tensionador da correia e aplique tensão ao mesmo no sentido horário, utilizando uma chave Allen (Fig. 8).

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22 - Alivie a tensão do tensionador. Nesses motores, o tensionador da correia dentada se move automaticamente para a posição correta.

23 - Remova a porca que fixa a ferramenta 131008-00C e, em seguida, a ferramenta.

24 - Remova as ferramentas 131008-ESC e 131008-ADM, nessa ordem.

25 - Dê duas voltas completas no sentido de rotação do motor pelo parafuso na engrenagem da árvore de manivelas.

26 - Confira o sincronismo entre as polias das árvores de comando de válvulas reinstalando as ferramentas 131008-ADM e 131008-ESC (Figs. 6a/6b e 7a/7b).  

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27 - Confira o alinhamento das marcas de referência presentes na engrenagem da árvore de manivelas e na carcaça da bomba de óleo (Fig. 10).  

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28 - Remova as ferramentas 131008-ESC e 131008-ADM, nessa ordem.

29 - Reinstale a ferramenta 131008-00C (Figs. 4a e4b) e fixe-a com a porca.

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30 - Instale a capa inferior da correia dentada e aplique nos quatro parafusos o torque de 6 Nm.

31 - Instale a polia da árvore de manivelas.

32 - Instale um novo parafuso da polia da árvore de manivelas e aperte-o em três passos: 1º - 95 Nm, 2º - 45° e 3º - 15°.

33 - Remova a porca que fixa a ferramenta 131008- 00C e, em seguida, a ferramenta.

34 - Reinstale a porca que estava sendo usada para fixar a 131008-00C e aplique 45 Nm sobre a mesma.

35 - Limpe a rosca do tensionador da correia poly-v principal. Instale o tensionador juntamente com seu parafuso, aplicando neste o torque de 55 Nm.

36 - Instale a correia poly-v principal.

37 - Certifique-se de que a correia poly-v principal esteja perfeitamente alinhada nas polias do alternador e da árvore de manivelas, no tensionador da correia poly-v e na polia da bomba d’água. Note que na polia da bomba d’água há um espaçador que tem como função delimitar o espaço para cada uma das duas correias poly-v (Fig. 11).

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38 - Alivie a tensão do tensionador da correia poly-v girando-o no sentido anti-horário e retire o pino de travamento. Permita que o tensionador deslize para trás lentamente.

39 - Instale a nova correia da bomba de direção hidráulica, sem torcê-la e prestando atenção ao seu correto alinhamento na polia da bomba d'água.

40 - Verifique se a correia poly-v da bomba de direção hidráulica está instalada corretamente e aplique tensão ao tensionador da correia poly-v principal, girando-o em sentido horário.

41 - Reinstale o protetor de cárter e instale suas duas travas e três parafusos, aplicando o torque de 3 Nm nesses.

42 - Instale a capa frontal superior da correia dentada e seus dois parafusos, aplicando nesses o torque de 6 Nm.

43 - Retire a proteção da borboleta e instale o tubo do ar de admissão, juntamente com suas abraçadeiras. Aplique nas mesmas o torque de 3,5 Nm.

44 - Instale a caixa do filtro de ar.

45 - Conecte na caixa do filtro de ar a mangueira de dreno (se equipado), o duto de entrada do filtro de ar e o chicote do sensor de temperatura do ar de admissão.

Os motores Maxion HS e MWM Sprint estão presentes em uma série de veículos*, entre picapes (S10, Ranger), SUVs/jipes (Blazer/ Defender), furgões/vans (Sprinter) e até caminhões e ônibus.

Apesar de já serem "velhos conhecidos" do mercado, vários reparadores entram em contato com a Ferramentas Kennedy ou com o suporte técnico da Raven manifestando dúvidas sobre a forma correta de utilizar as ferramentas para o sincronismo desses motores.

A fim de esclarecer essas dúvidas, disponibilizamos a seguir os procedimentos detalhados para o sincronismo dos motores HS 2.5 e 2.8 (que faz uso de correia dentada) e Sprint 4 e 6 cilindros (cuja distribuição é feita por engrenagens). Todavia, nosso suporte técnico encontra-se à disposição para eliminar quaisquer dúvidas remanescentes.

Ressaltamos que quase todas as ferramentas utilizadas no sincronismo desses motores fazem parte do conjunto 801500, que é composto pelas ferramentas 801264, 801294, 801426, 811003 e 811008, acomodadas em uma maleta plástica com nichos específicos para as ferramentas e manual de instruções. Lembramos também que as ferramentas 801264, 801294 e 811008 também são utilizadas no sincronismo do motor NGD 3.0 (Ford Ranger e Troller T4 2006-2012).


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Motores HS 2.5 / 2.8

Ferramentas necessárias: 801264 (travar o volante do motor - opcional), 811002 (travar a porca do acoplamento viscoso da hélice do ventilador), 811003 (travar a polia da bomba injetora), 811005 (travar a polia da árvore de manivelas) e 811008 (posicionar a árvore de manivelas em sincronismo através do volante do motor). O fabricante recomenda a substituição da correia dentada desse motor a cada 80.000 km. 

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Remoção

1 - (Somente GM S10/Blazer e Ford Ranger) Para liberar espaço, drene o líquido do sistema de arrefecimento, remova a mangueira superior do radiador e em seguida o radiador.

2 - Utilize a chave 811002 para travar o sextavado existente entre a hélice do ventilador e a sua polia.

3 - Gire a hélice em sentido horário até soltá-la, juntamente com o acoplamento viscoso (Fig. 1).

4 - Utilizando uma chave estrela, recue o tensionador da correia poly-v e remova a correia (Fig. 2). Em seguida libere o tensionador.

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5 - Remova a polia do ventilador.

6 - Instale a ferramenta 811005 na polia da árvore de manivelas e fixe-a com os 4 parafusos fornecidos(Fig. 3).

7 - Mantendo a polia travada com a 811005, remova o parafuso central da polia (Fig. 3) e em seguida a polia. Para essa operação pode-se utilizar também a ferramenta 801264, que trava o volante do motor. Lembre-se que, nesse caso, é necessário remover o motor de partida.

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8 - Remova os 14 parafusos de fixação da tampa da caixa de distribuição (Fig. 4) e, em seguida, remova a tampa da caixa com a junta.

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9 - Gire manualmente o motor até que a chaveta da ponta da árvore de manivelas se alinhe com a seta presente na carcaça da caixa de distribuição (Fig. 5).  

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10 - Localize, de acordo com o modelo do veículo, o bujão da carcaça do volante do motor, remova-o e introduza a ferramenta 811008 (Figs. 6a e 6b). O pino da 811008 deve ser encaixado no orifício existente no volante do motor para esse fim.  

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11 - Com a árvore de manivelas sincronizada, a marca na polia da árvore de comando de válvulas deve alinhar-se com a referência da caixa de distribuição (Fig. 7). 

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Atenção: Se o alinhamento citado não for encontrado, retire a ferramenta 811008, dê mais uma volta completa na árvore de manivelas e então reinstale a 811008.

12 - Com a polia da árvore de comando e a árvore de manivelas corretamente sincronizadas, insira o pino da ferramenta 811003 na polia da bomba injetora e encaixe-o na flange da bomba (Fig. 8).

Atenção: Caso seja necessário remover a polia da árvore de comando de válvulas durante essas operações, seus parafusos de fixação deverão ser desapertados antes que a correia dentada seja removida.

13 - Desaperte o parafuso do tensionador da correia (Fig. 9), sem retirá-lo, e remova a correia.

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14 - Remova a correia dentada. Marque o sentido de rotação, caso ela venha a ser reutilizada.

Instalação

15 - Afrouxe os 3 parafusos de fixação da polia da bomba injetora (Fig. 8), de modo que a polia possa ser movimentada na folga dos furos oblongos para facilitar a acomodação da correia.

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 16 - Instale a correia dentada, em sentido anti-horário, partindo da polia da árvore de manivelas.

17 - Tensione a correia dentada e aperte o parafuso de fixação do tensionador - utilize um torquímetro e uma extensão com encaixe de ½". Posicione o encaixe de ½" no quadrado existente na chapa de fixação do tensionador (Fig. 9) e aplique o torque de 10Nm com o torquímetro na vertical.

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18 - Fixe os 3 parafusos de fixação da polia da bomba injetora, aplicando 25 Nm nesses.

19 - Retire as ferramentas 811008 e 811003.

20 - Dê dois giros manuais completos no motor; confira a posição de sincronismo da bomba injetora da árvore de manivelas (Figs. 5 e 7).

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21 - Fixe o parafuso de fixação do tensionador, aplicando um torque de 45 Nm.

22 - Reinstale a tampa da caixa de distribuição, utilizando juntas novas. Instale os parafusos em seus alojamentos de acordo com o comprimento (Fig. 4) e aplique neles o torque de 25 Nm.

23 - Reinstale a polia da árvore de manivelas e aplique o torque de 80 Nm + 90° em seu parafuso.

Motores MWM Sprint 4.07 (4cil. 2.8) e 6.07 (6 cil. 4.2)

Ferramentas necessárias: 801294 (Posicionar em sincronismo com a árvore de manivelas) e 801426 (Posicionar em sincronismo com a árvore de comando de válvulas).

Procedimento

1 - Desconecte o chicote do sensor de fase e a mangueira de respiro da tampa de válvulas. Em seguida, remova a tampa de válvulas.

2 - Gire o motor até que a marcação ‘‘PMS’’ presente em um sextavado na árvore de comando de válvulas fique virada para cima (Fig. 10a).

3 - Monte a ferramenta 801426 e encaixe-a sobre a marcação ‘‘PMS’’ (Fig. 10b). Utilize dois parafusos da tampa de válvulas para fixar a 801426 aos mancais da árvore de comando.  

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4 - Insira a ferramenta 801294 no orifício localizado entre o motor de partida e o bloco do motor (Fig. 11a). A 801294 deve se encaixar em um orifício no volante do motor (Fig. 11b).  

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Atenção: Caso não seja possível encaixar as duas ferramentas simultaneamente, será necessário ajustar o sincronismo desse motor; para isso será necessário desmontar, montar e fazer uma série de verificações e medições no sistema de distribuição por engrenagens deste, o que exigirá a utilização das ferramentas 801264, 801334, 801376 e 801456. Não incluiremos esse procedimento aqui, pois ele é extenso e relativamente complexo. Para maiores informações, consulte o manual do fabricante.

5 - Retire as ferramentas e remonte a tampa de válvulas. Aplique o torque de 25 Nm nos parafusos.

Observação: Os procedimentos de sincronismo descritos foram baseados nas informações dos manuais de serviço originais MWM.

Confira maiores informações e conheça mais ferramentas especiais no site da Ferramentas Kennedy.

Fonte: Raven Ferramentas Especiais