O EPI (Equipamento de Proteção Individual) é todo e qualquer dispositivo de uso individual utilizado pelo trabalhador, com o objetivo de protegê-lo de riscos que comprometam sua segurança e saúde no trabalho.
A empresa é obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias
– Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças ocupacionais;
– Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
– Para atender situações de emergência.
Com o nascimento do novo texto da Norma Regulamentadora nº10 a vestimenta passa a ser também considerada um dispositivo de proteção complementar para os empregados, incluindo a proibição de adornos mesmo estes não sendo metálicos.
O empregador pode cobrar por EPI extraviado pelo funcionário.
Quanto ao EPI, cabe ao empregador
– Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
– Exigir o seu uso;
– Fornecer ao empregado somente EPI’s aprovados pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
– Orientar e capacitar o empregado quanto ao uso adequado acondicionamento e conservação;
– Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
– Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
– Comunicar ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) qualquer irregularidade observada.
– Registrar seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. NR 6.6.1 letras a até h.
E ao empregado cabe
– Utilizar apenas para a finalidade a que se destina;
– Responsabilizar-se pelo acondicionamento e conservação;
– Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso;
– Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
E para finalizar, as empresas devem cumprir com as normas de segurança e medicina do trabalho, além de fazerem seus colaboradores seguirem essas normas é importante instruí-los quanto às precauções a serem tomadas. Evitando assim, acidentes ou doenças ocupacionais. E os funcionários devem cooperar com a empresa na aplicação dessas normas importantes para a garantia de segurança a todos.
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