Confira as ferramentas para o profissional azulejista

5965 24/05/2022

Confira as ferramentas para o profissional azulejista

Revestimentos, azulejos, cerâmicas e porcelanatos. Conheça os materiais necessários para esse trabalho 

O azulejista é responsável pelos acabamentos da construção. Tem o cuidado de fazer a aplicação de azulejos, revestimentos cerâmicos e porcelanatos em paredes e pisos. 

Para obter um resultado satisfatório, além de um amplo conhecimento das técnicas necessárias, um bom profissional precisa estar munido das ferramentas apropriadas. 

Continue lendo o texto para conhecer as funcionalidades dos principais materiais que os azulejistas precisam ter. 

Ferramentas para azulejista 

Nível 

nivel ferramenta para azulejista

Utilizado para fazer o nivelamento do contrapiso, servir de apoio na instalação dos revestimentos e conferir se o assentamento do piso está plano e alinhado. O modelo mais utilizado é o nível de bolha, mas para obras maiores também é possível usar o a laser. 

Esquadros 

esquadro azulejista

Ideal para fazer a medição e marcação de ângulos nas peças de revestimentos. Basta posicionar o esquadro nas junções das superfícies para aferir as medidas. 

Espátula 

espatula azulejista

Para facilitar a aplicação de rejunte e argamassa. Seu formato anatômico garante mais firmeza e conforto no manuseio. 

Martelo de borracha 

martelo de borracha para azulejista

Este martelo é ideal para assentar pisos e placas de revestimentos. Por ser feito de borracha ele não risca, quebra e nem danifica os materiais. 

Desempenadeira dentada 

desempenadeira para azulejista

Esta ferramenta é utilizada para a aplicação da argamassa e nivelamento das superfícies. Existem diversos formatos como a lisa ou dentada. A mais comum entre azulejistas é a dentada. Os recortes no aparelho ajudam a formar sulcos na massa, que se encaixam com o revestimento. Por isso, é importante ficar atento à largura do dente com o tamanho da peça. 

Máquina de Corte 

máquina de corte para azulejista

Para cortar os revestimentos, pisos, porcelanatos, cerâmicas, etc. 

Serra mármore 

serra mármore

A serra mármore possui disco menor e diamantado, que oferece mais resistência ao objeto. Trabalha com alta rotação, por isso consegue cortar materiais mais rígidos, como azulejos. 

Niveladores de piso 

nivelador para azulejista

Etapa fundamental na colocação de pisos e revestimentos, qualquer erro pode provocar o deslocamento e até ruptura nas peças. O nivelador/espaçador serve para manter o mesmo distanciamento entre uma placa e outra. 

Está com todos os materiais da lista? Acesse o ao site da Ferramentas Kennedy para encontrar as principais ferramentas para construção civil!