Esmerilhadeira: Tudo que você precisa saber

Descubra dicas e detalhes sobre essa ferramenta tão versátil e indispensável no corte, desbaste e polimento de materiais como metais e concretos

O que faz uma esmerilhadeira?

Essa ferramenta tem como função cortar e desbastar materiais metálicos. Além disso, ela também realiza polimentos em superfícies como de concreto, pedra, tijolo e cerâmica. Para tanto, elas podem ser elétrica, pneumática ou também, a bateria.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Diferença entre lixadeira e esmerilhadeira

Enquanto a primeira é indicada para lixar, fazer acabamentos e preparar superfícies de materiais mais leves, a segunda é ideal para trabalhar com desbastes e cortes em metais. Portanto, enquanto uma atua com madeira e plástico, a outra, por ter maior número de rotações por minuto, é ideal para itens mais pesados.

Pode usá-la como lixadeira?

Não é recomendado usar uma esmerilhadeira para outras funções, devido à diferença de rotações por minuto, que pode danificar o material de trabalho. Desse modo, é essencial escolher a ferramenta certa para cada tipo de atividade, evitando acidentes e prejuízos de peças e/ou materiais.

Tipos de esmerilhadeiras

Existem diferentes tipos desta máquina, cada uma para diferentes necessidades e com potências que variam. Por isso, é fundamental escolher o modelo que melhor se adapta ao seu perfil de trabalho, de acordo com o funcionamento da máquina:

  • - Elétricas: potentes e versáteis, são adequadas para vários ambientes;
  • - Modelos pneumáticas: Funcionam com ar comprimido, perfeitas para ambientes industriais, com maior potência e durabilidade;
  • - Modelos à bateria: Ideais para trabalhos em locais sem acesso fácil à energia elétrica, práticos e com ótima mobilidade.

É crucial escolher o tipo certo para garantir a segurança, eficiência e qualidade do trabalho realizado. Portanto, ao investir na escolha correta, você assegura ótimos resultados nas tarefas, promovendo maior satisfação e sucesso profissional.

O mestre serra lajes de pavimentação com uma esmerilhadeira cortando pedras em concreto

Foto/Reprodução: Freepik

Conheça a esmerilhadeira angular

Elétrica e versátil, essa versão é muito aplicada em cortes, desbastes e polimento em superfícies irregulares de metal, pedra e concreto. Além disso, tem o disco de corte ou desbaste montado em um ângulo em relação ao corpo da ferramenta, permitindo acesso a áreas de difícil alcance. Por fim, conta com alto poder de rotação e potência de trabalho.

Disco para esmerilhadeira

A escolha do disco de corte ou desbaste é crucial para o sucesso do trabalho com essa ferramenta. Isso porque, os modelos diamantados oferecem maior precisão em cortes de materiais mais duros, enquanto escovas são ideais para serviços de limpeza e polimento.

Como escolher uma boa esmerilhadeira?

É importante considerar a potência, o tamanho do disco, a facilidade de uso, a ergonomia e a reputação da marca. Com isso, optar por um modelo como os da Bosch, Makita, Dewalt e mais, que atenda às sua necessidades, garante melhores resultados.

Saiba qual a melhor esmerilhadeira para uso doméstico

Para este tipo de uso, o recomendado é utilizar o modelo elétrico com fio, devido à sua potência e versatilidade. Portanto para realizar a grande variedade de tarefas em casa, como cortes e desbastes ou pequenos concertos, opte pela versão elétrica do equipamento.

Onde comprar esmerilhadeiras e acessórios?

Acesse agora mesmo o site da Ferramentas Kennedy e encontre uma ampla variedade dessa máquina e acessórios para todas as suas necessidades. Garanta qualidade, eficiência e segurança em todos os seus trabalhos!