Motor rabeta ou popa: quais são as vantagens e desvantagens?

14980 21/07/2021

Motor rabeta ou popa: quais são as vantagens e desvantagens?

Veja qual motor é o mais recomendado para o seu barco em seus momentos de lazer na água

Escolher um barco passa pela escolha do motor. Tudo depende do que você busca: potência e velocidade ou tranquilidade e economia? Para tirar suas dúvidas, o Blog da Ferramentas Kennedy separou algumas informações importantes. Confira!

O que é motor rabeta?

motor rabeta

O motor rabeta, ou de centro-rabeta, como também é chamado, é um motor que fica acoplado ao casco do barco, ocupando menos espaço.

Qual o melhor: motor de rabeta ou motor popa?

O motor de popa e o motor de rabeta são as duas opções mais comuns de motores de barco. Enquanto os motores de popa ficam na parte traseira das embarcações, os motores de centro-rabeta são acoplados ao casco. Para escolher a melhor opção para você, é importante entender o que você procura em um barco. Confira abaixo algumas dicas para não errar na escolha:

Tamanho da embarcação

Os motores de centro-rabeta são mais potentes e, por isso, são recomendados para barcos maiores. Barcos menores, que rodam normalmente com motores de potência de cerca de 100 hp, geralmente possuem motores de popa.

Já os motores de popa podem ser variados. Cada barco pode ter dois ou três motores de popa, tudo depende do que o dono do barco está buscando e da capacidade da embarcação: com um motor, você garante economia e facilidade na hora da manutenção. Se a escolha for por dois motores, garante potência e segurança, já que, caso um dos motores falhe, o outro pode continuar funcionando.

A opção por três motores é mais rara e normalmente é feita por quem gosta muito de velocidade. Para colocar mais motores no seu barco, é importante verificar se o barco tem capacidade para isso.

Peso

O motor rabeta acaba sendo mais pesado, exigindo mais potência para atingir as velocidades dos motores traseiros. Enquanto isso, o motor de popa é um pouco mais leve.

Profundidade da Navegação

Outra coisa que precisa ser levada em consideração é a profundidade de navegação. Se o barco será usado em lugares não muito profundos, é recomendado que se use os motores de popa, que podem ser elevados ou mesmo retirados da água. 

A Ferramentas Kennedy possui motores variados para o seu barco. Clique aqui e conheça! Não deixe de acessar o nosso blog para conferir mais dicas.

Sugestões da categoria

mais ofertas