O que é e o que faz um motoesmeril?

Este equipamento tem muitas funções e pode ser útil em diversos tipos de serviços

Você conhece o motoesmeril? Essa ferramenta de bancada é muito útil para diversos serviços - quer saber quais? Confira!

O que é o motoesmeril?

motoesmeril

Essa ferramenta é formada por um motor ligado a dois rebolos de esmeril. Além disso, há uma base, já que essa ferramenta é utilizada sobre a bancada. 

O rebolo é um tipo de mineral muito duro, ideal para as funções do motoesmeril.

Para que serve o motoesmeril?

O motoesmeril é uma ferramenta utilizada para cortar, afiar, desbastar, remover ferrugem, polir, limpar e aparar diversos tipos de materiais. Como dissemos, o rebolo é o grande responsável por todas essas funções.

Quem deve utilizar um motoesmeril?

O motoesmeril é muito utilizado em oficinas mecânicas, serralherias e qualquer ambiente de trabalho que necessite de uma ferramenta para aparar e dar acabamento a peças e materiais. Ela também pode ser utilizada para quem tem uma pequena oficina em casa, apenas por hobby.

Como funciona o motoesmeril?

Essa ferramenta funciona de forma simples. Depois de ligar o motor, o operador encosta a peça ou ferramenta a ser trabalhada na superfície do rebolo, que fica girando em velocidade constante. Assim, a peça é desbastada, afiada ou cortada.

O rebolo conta com uma granulometria, assim como as lixas, que define o seu poder de desbaste - esteja atento ao grão do seu rebolo para garantir que ele é compatível com o tipo de serviço que você deseja. 

Quanto menor o número, mais grossa a lixa - ideal para desbaste, por exemplo. Para acabamento, é preferível um rebolo com grão mais alto, ou seja, uma lixa mais fina.

Para polir, por exemplo, é necessário contar com acessórios, como a roda de algodão e a massa de polir - que reveste o rebolo.

Quer ver a ferramenta em detalhes? Confira o vídeo da Fábrica FK detalhando o Motoesmeril 360 Watts Mmi-50 Motomil:

Acesse o site da Ferramentas Kennedy para conferir todos os modelos de motoesmeril que temos à disposição.

Sugestões da categoria

mais ofertas