Scanner automotivo: para que serve?

Saiba qual é a função desse equipamento importante para as oficinas

Você sabia que nas oficinas também existe um scanner? Diferente do modelo de escritórios, o scanner automotivo tem uma função bem importante para reparar um veículo. Quer saber para que serve? Confira!

O que é o scanner automotivo?

scanner automotivo

Visualmente, um scanner automotivo se parece com um tablet, um celular ou um videogame. É isso mesmo: esse equipamento conta com uma tela ou painel, além de diversos cabos. 

Scanner automotivo: para que serve?

Na prática, essa é uma ferramenta muito útil para o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica do automóvel, bem como na obtenção de informações para o seu reparo. 

É um aparelho que recebe e impulsiona, em tempo real, todos os parâmetros operacionais de injeção eletrônica do veículo, com a função de detectar eventuais falhas no sistema.

O que o scanner automotivo faz?

Cada scanner automotivo, dependendo do modelo, possui um software específico que estabelece a conexão entre o aparelho e os sistemas de injeção de combustível. 

Assim, todas as informações são exibidas em um visor, onde o profissional que está fazendo uso do aparelho pode coordenar os testes de falha e os testes de atuadores.

Caso haja algum problema, o scanner é capaz de corrigir falhas de leitura e “zerar” o sistema, para que este possa montar novas estratégias de injeção e avanço de ignição.

Que tipos de problemas o scanner identifica?

Falhas no motor, dificuldades na partida, problemas com a ignição, marcha e injeção eletrônica são alguns dos principais.

Por isso, é tão importante para o mecânico saber identificar esses problemas.

Está procurando por scanners automotivos? Confira os disponíveis no site da Ferramentas Kennedy!

Sugestões da categoria

mais ofertas