83 04/11/2019

 Como usar uma plaina?

Ferramenta é peça fundamental em qualquer marcenaria ou carpintaria. Veja quais são os modelos e como usá-la

 
A plaina é uma ferramenta básica da marcenaria utilizada para deixar superfícies de madeira planas e niveladas.. São muito usadas na construção de móveis e na construção civil, por serem capazes de nivelar tábuas, pisos, bancadas e outras superfícies.

Para começar, é preciso entender as principais diferenças entre as plainas existentes no mercado:

Plaina elétrica: essas plainas possuem lâminas rotativas que aparam e corrigem a superfície onde são aplicadas.

Plaina manual: como não conta com a potência da eletricidade, a plaina manual demanda mais esforço do usuário. Sua vantagem é que, por serem reguladas manualmente, possuem mais precisão.

Plaina de calço: são ferramentas usadas no acabamento e durante a instalação de peças como portas, gavetas, etc, para corrigir detalhes finais
Regulação da profundidade

Para que seu uso seja feito de maneira correta, é preciso regular a ferramenta, o que permite que o trabalho seja realizado da maneira desejada.

As plainas possuem um regulador de profundidade. Antes de começar, é preciso ajustar essa peça, tendo em mente que, quanto mais profundidade a máquina tiver, mais pedaços da madeira ela vai retirar. Caso você não queira tirar demais, é recomendável deixar a plaina com uma profundidade mínima.

O efeito colateral é que talvez você precise passar a ferramentas mais vezes sobre a superfície para atingir o ponto de nivelamento desejado, mas pelo menos garante que não vai tirar partes que não eram pretendidas e que não podem ser repostas.
Segurança
Toda ferramenta exige medidas de segurança durante seu uso. No caso das plainas, equipamentos como óculos e luvas devem ser usados sempre para se proteger de possíveis cortes ou farpas. Além disso, no caso das plainas elétricas, é preciso tomar muito cuidado com o cabo e a rede elétrica para evitar acidentes. Sempre leia o manual de instruções para utilizar corretamente suas ferramentas.

Certifique-se de que o objeto a ser aparado está firme e fixo na bancada própria para isso e segure a ferramenta com as duas mãos para fazer o serviço. Ao fazer os movimentos de vai e vem, garanta que a plaina não fique muito tempo em um só local, para não desgastar a madeira.

Antes de utilizar a plaina para o serviço final, treine em pedaços de madeira que serão descartados. Essa ferramenta exige um certo grau de prática para ser usada da melhor maneira possível.

A Ferramentas Kennedy possui diversas marcas e modelos de ferramentas para marcenaria. Visite nosso site e confira os melhores preços!

Sugestões da categoria

Mais itens

Quer mais desconto para comprar suas ferramentas?