15 de Março Dia Internacional do Consumidor

Hoje falaremos sobre a origem dessa data importante para os consumidores de todo o mundo.

Origem do Dia do Consumidor

Nesse dia é comemorado o Dia Internacional do Consumidor devido ao famoso discurso em 15 de março de 1962 de John Kennedy, presidente dos Estados Unidos, no qual foi salientado que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Devido a esse discurso, na época, houve grandes debates em vários países e estudos, por isso foi considerado como marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Dia do Consumidor no Brasil

No Brasil o fato mais importante para os consumidores, ocorreu em 11 de março de 1990 quando entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor. A necessidade desse código aconteceu devido a luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou em 1962 e teve fortalecimento em 1976 com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor no estado de São Paulo, servindo de incentivo e modelo para a criação, nos demais estados, do órgão de proteção e defesa do consumidor (PROCON) no Brasil.

Comemoração


Consequentemente o Dia Internacional do Consumidor, caiu no conhecimento de todos devido aos comerciantes e lojistas deixarem o dia mais atrativo oferecendo aos seus clientes descontos, ofertas, promoções e muito mais em loja física ou virtual.

Para comemorar essa data a Ferramentas Kennedy fez uma seleção especial de produtos em promoção para conferir clique aqui. Esperamos sua visita.