4 dicas para evitar a ferrugem

14429 03/12/2020

4 dicas para evitar a ferrugem

A oxidação é um fenômeno comum na maioria dos metais, mas com algumas dicas podemos evitar o problema e prolongar a vida útil dos materiais

A ferrugem é um vilão que assola todos os donos de ferramentas e máquinas ou mesmo quem tem estruturas metálicas em casa. Esse processo é comum em vários tipos de metal, e acontece normalmente por descuidos com a umidade. 

Quer acabar com a ferrugem? Confira 4 dicas da Ferramentas Kennedy para evitar esse problema.

1. Armazenamento dos materiais

A ferrugem nada mais é do que a oxidação dos metais. É, portanto, uma deterioração do material em função do excesso de contato com o oxigênio. Esse gás, por sua vez, é liberado pela água.

A dica número 1, portanto, é armazenar os materiais feitos de metal bem longe da água.

A melhor forma de armazenar ferramentas e itens de metal é em caixas, para que fiquem livres de umidade acumulada e também excesso de luz - que pode fazer com que a água evapore e cause o mesmo efeito de enferrujamento.

2. Limpeza adequada dos materiais

Outro passo importante na prevenção de ferrugem é manter os itens de metal sempre limpos. A sujeira e outros resíduos nas ferramentas e objetos atrapalham o funcionamento, e a longo prazo podem contribuir para o acúmulo de água, favorecendo a oxidação. Além disso, as sujeiras podem se tornar corrosivas.

3. Preservação das ferramentas

Óleos e produtos específicos anticorrosivos podem ajudar. Esses produtos de uso profissional aplicam finas camadas que impermeabilizam os materiais e prolongam a vida útil dos itens.

No caso de chapas e grandes áreas feitas em metal, uma boa solução é pintar com tinta esmalte contra ferrugem.

4. Enferrujou: e agora?

Caso o objeto já esteja enferrujado, é possível ainda usar algumas técnicas para manter a ferramenta em funcionamento e evitar mais desgaste.

Para pequenas regiões com acúmulo de ferrugem, uma escova de aço ou uma lixa podem ser úteis para remoção. 

Em casos mais graves, procure produtos específicos antiferrugem. Normalmente, esses produtos funcionam com imersão completa das peças ou aplicação em spray.

As ferrugens, aliás, podem deixar manchas na parede ou pisos. Nesse caso, procure produtos tira ferrugem específicos.
 

E aí, aprendeu a lidar com a ferrugem? Aproveite e acesse o site da Ferramentas Kennedy para comprar suas ferramentas e acessórios.