4 dicas para limpar, conservar e guardar suas ferramentas

4897 10/05/2022

4 dicas para limpar, conservar e guardar suas ferramentas

Manter as ferramentas limpas é fundamental para aumentar sua vida útil. Confira nossas dicas

Poeiras ou resíduos de outros materiais que se acumulam nas ferramentas podem prejudicar seu funcionamento ao longo do tempo e até causar ferrugem. É por isso que os materiais devem ser sempre limpos e armazenados no local correto. 

Separamos algumas dicas para você limpar corretamente suas máquinas e ferramentas. Confira a seguir! 

  1. Crie o hábito de limpar imediatamente após o uso de cada ferramenta 

Quando em uso, as ferramentas podem entrar em contato com materiais que podem causar oxidação, resultando em ferrugem e outros danos. Por isso, crie o hábito de esterilizar as ferramentas após o uso. Esta cautela ajudará a manter o material bem conservado e com aparência de novo.  

Ferramentas manuais, como martelos, chaves de fenda, alicates e outras ferramentas de metal, devem ser limpas de acordo com as instruções do fabricante, geralmente com sabão neutro. Depois seque com um pano seco para evitar umidade e que resíduos permaneçam nas peças. 

Para a conservação das ferramentas elétricas, não esqueça de tirá-las da tomada antes de tudo, e use uma escova ou pincel fino para remover resíduos da entrada e saída de ar. 

  1. Remova a ferrugem 

É comum que as ferramentas se degradem com o uso e o tempo. Se notar que algum material está acumulando ferrugem, você pode limpá-los para evitar que o problema se espalhe.  

Para limpar peças muito enferrujadas, recomendamos o uso de produtos adequados para essa finalidade, como o removedor de ferrugem, uma solução química concentrada, solúvel em água, indicada para desoxidação, fosfatização e limpeza de superfícies metálicas. Pode ser utilizado em equipamentos pesados e estruturas metálicas em geral (ferro, aço, alumínio, latão, estanho, cobre, etc.). 

  1. Use um produto para proteção 

Para evitar o desgaste e deterioração do material, além da limpeza após o uso, algumas ferramentas precisam ser lubrificadas com óleo anticorrosivo, essencial para evitar a ferrugem. 

Para fazer isso, aplique um pouco de óleo na ferramenta com um pincel. Em seguida, deixe o produto agir por alguns minutos – confira as instruções do fabricante – e retire o excesso com um pano. 

Além deste produto, existem os lubrificantes. O multiuso WD-40®, por exemplo, é ideal para afrouxar parafusos e destravar mecanismos, protege painéis a engrenagens, não corrói nenhum tipo de material e funciona em qualquer superfície.

lubrificante para ferramentas

  • Os sistemas elétricos e eletrônicos secam com maior rapidez, evitando curto-circuito; 
  • Forma uma barreira resistente à corrosão; 
  • Limpa a poeira, sujeira e graxa; 
  • Protege superfícies metálicas contra a umidade. 

Por fim, utilize também um silicone. Este em versão aerossol da WD-40, lubrifica, impermeabiliza e protege a peça. Ideal para: Cabos, polias, trilhos de guia, válvulas, articulações, dobradiças, fechaduras e muito mais. Pode ser usado em todas as superfícies metálicas e não metálicas, incluindo borracha, plástico e vinil.

silicone para ferramentas

  • Impermeabiliza e protege contra a ferrugem; 
  • Secagem rápida; 
  • Indicado para todos os tipos de superfícies metálicas e não metálicas.
  1. Hora de guardar as ferramentas no local adequado 

Sempre armazene os materiais em um local seco e à prova de umidade. Prefira guardar as ferramentas em sua caixa específica, pois as protege de agentes externos e garante maior vida útil. 

Em uma caixa de parafusos, pregos e outros itens, coloque um pedaço de giz. Ajuda a absorver a umidade e evita a ferrugem. 

A Ferramentas Kennedy oferece um portfólio de ferramentas de qualidade completo. Navegue em nosso site e encontre tudo o que precisa!