5 cuidados com o jardim durante o inverno

5 Dicas Essenciais para Cuidar do Jardim no Inverno

O inverno é uma época difícil para manter o jardim saudável, principalmente devido às baixas temperaturas e à menor incidência de luz solar. No entanto, com alguns cuidados básicos, é possível garantir a beleza e a vitalidade das plantas nessa estação. Confira nossas 5 dicas essenciais para cuidar do jardim no inverno.

1. Proteja as plantas das geadas

As geadas podem causar danos graves às plantas, especialmente às mais sensíveis. Por isso, é importante protegê-las com coberturas, como mantas ou plásticos, durante as noites mais frias. Porém, é preciso remover a proteção durante o dia para permitir a entrada de luz e ventilação.

Rosa florescente cor de vinho coberta de geada branca

Portanto, a solução para esse caso, é criar uma barreira física entre as plantas e a massa de ar frio. No entanto, essa camada não pode pesar sobre o jardim, e por isso, deve ser feita com peças mais leves, como lençol, TNT, ou lona, por exemplo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

2. Reduza a frequência de rega

No inverno, há uma tendência das plantas consumirem menos água devido à menor atividade metabólica. Por isso, é essencial ajustar a frequência e a quantidade de água, evitando regar em excesso. Contudo, sempre confira a umidade do solo antes de regar nas horas mais quentes do dia.

3. Realize podas específicas

A poda neste período ajuda no crescimento e na floração das plantas na primavera. Desse modo, foque nas podas de limpeza, removendo galhos secos, doentes ou quebrados. Além disso, você pode realizar a poda de formação, mantendo o formato e o tamanho desejados no jardim.

4. Adube com moderação

A adubação no inverno deve ser feita com cuidado, já que o crescimento das plantas é mais lento nessa época. Nesse sentido, para que seja um ato responsável, prefira adubos orgânicos, como húmus de minhoca ou esterco curtido. Por fim, aplique em menor quantidade do que outras estações.

Foto de foco seletivo de uma planta verde em um campo com geada de tempo frio.

De modo geral, especialistas recomendam que a adubação ocorra a cada três meses durante o inverno. Assim, é possível ajudar na recuperação das plantas durante a época de manutenção dos nutrientes.

5. Combata pragas e doenças

Embora as pragas e doenças sejam menos intensas no inverno, é importante estar atento aos sinais de infestação e agir de forma rápida. Para isso, use os produtos certos, como inseticidas ou fungicidas, de acordo com as necessidades e resistência de cada planta.

Galhos cobertos de geada. Plantas geladas no início da manhã na estação fria.

Se você seguir essas dicas, vai ter um jardim protegido durante o inverno todo. Além disso, terá a garantia de uma primavera bem mais florida. Aproveite o tempo frio para planejar e preparar seu espaço verde para as próximas estações!

Ferramentas para jardim

Para todo cuidado com suas plantas, é ideal contar com as peças certas das atividades. Por isso, navegue por toda sessão de Jardim e Agricultura da FK e encontre tudo o que precisa para deixar suas flores ainda mais belas. Aqui tem tudo o que você precisa, a toda hora.