5 dicas para pintar a casa sozinho

6436 06/12/2023

5 dicas para pintar a casa sozinho

Quer dar aquele "up" em algum cômodo no seu ambiente e não sabe por onde começar? Nós vamos te ajudar nessa! Continue aqui no artigo e confira as 05 dicas que separamos para você arrasar na pintura, mesmo sem qualquer prática na atividade.

Por que pintar a casa sozinho?

Quando se trata de pintar a casa, normalmente pensamos em contratar um profissional ou uma ajuda para conseguir aqueles resultados perfeitos. Mas essas alternativas nem sempre são viáveis, já que pode ter um custo mais alto e sair do orçamento previsto.

Parede em fundo verde sendo pintada na cor branca.

Então, para te ajudar nessa situação, trouxemos dicas especiais para você colocar em prática, para tornar o processo muito mais eficiente e econômico. Além disso, pintar a casa por conta própria não apenas economiza dinheiro, mas também pode ser uma atividade divertida para se fazer.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Produtos de pintura que você vai precisar

Começa por um bom pincel e rolo de pintar para aplicar a tinta, um cabo para rolo para alcançar áreas mais altas e uma bandeja para suporte da tinta. Além desses itens, é importante ter uma escada para chegar aos cantos e, claro, fita crepe para proteger as áreas que não devem ser pintadas.

Você não precisa ser um profissional da pintura

Pintar a casa não é uma tarefa tão complexa e pode sim, ser realizada mesmo que a pessoa não tenha conhecimento profissional. Para isso, basta ter um pouco de paciência, preparação e as ferramentas certas. Esta é a receita perfeita para ótimos resultados, sem a necessidade de contratar um pintor.

Primeiros passos para começar a pintar

Considere as opções e o ambiente desejado. Após isso, pense na cor usada na pintura. Essa escolha pode ser mais difícil pensando tecnicamente. Porém, se preferir, você pode testar amostras de tinta, analisar a iluminação e escolher cores que você goste ou queira colocar no ambiente. Não há regras, o importante é se sentir bem em seu espaço. Cor escolhida, agora é seguir o passo a passo.

01.Calcule a quantidade de tinta

Para ter uma maior economia, é importante calcular a quantidade certa de tintura. Você pode fazer isso multiplicando a largura pela altura da parede e, em seguida, pelo número de demãos necessárias. Depois, confirme as informações nas latas de tinta ou consulte os vendedores para mais precisão.

02. Misture as tintas

Mesmo que você compre da mesma marca e cor, lotes diferentes podem apresentar pequenas variações na tonalidade. Para evitar surpresas desagradáveis, misture todas as latas da mesma cor em uma bandeja plástica antes de começar a pintura.

03. Compre amostras de tinta

Evite gastos desnecessários e decepções testando a cor antes. Para isso, compre pequenas amostras das cores que você tem a intenção de usar e pinte uma pequena área da parede para avaliar como ela ficará no ambiente.

04. Proteja adequadamente

Essa atividade pode resultar em sujeira pela casa. Porém, para evitar isso, você pode proteger o chão usando papelão ou plástico (embora o papelão seja mais ecológico). Além disso, cubra as dobradiças com vaselina líquida, fita crepe em rodapés e envolva as maçanetas com papel alumínio.

05. Use a técnica do 'W'

Sabia que a técnica para uma pintura uniforme é fazer um "W" na parede? Pois bem, para isso, basta pintar um 'W' na parede e preencher até que ele desapareça antes de passar para a próxima área. Isso vai garantir uma pintura homogênea e com resultado profissional!

Parede em fundo verde claro sendo pintada com um rolo de pintar com tinta branca

Como pintar parede com textura

A pintura nesse tipo de superfície requer alguns cuidados e equipamentos próprios para a finalidade. Por isso, comece preparando o local de pintura removendo sujeiras e imperfeições. Além disso, use um rolo de lã para pintura em vez do pincel, pois ele cobre melhor a textura. Escolha uma tinta de boa qualidade e misture bem. Pinte com movimentos cruzados para garantir uma cobertura uniforme.

Produtos para pintura de parede

Com essas dicas, você já pode começar o projeto de pintura da sua casa. Transforme as paredes do jeito que deseja e economize ao mesmo tempo. Por fim, trazemos uma dica extra: Visite nosso site para adquirir os materiais e iniciar seu projeto de pintura DIY, a economia é garantida!