5 instrumentos de medição fundamentais

Conheça os principais instrumentos para medir peso, energia, temperatura, tamanho, etc

Quando pensamos em obras e reformas, as primeiras ferramentas que vêm à nossa mente são furadeiras, martelos, alicates e chaves de fenda, não é verdade? Mas para que tudo saia do jeito que foi planejado, outro tipo de ferramenta é fundamental: as ferramentas de medição. Conheça 5 delas que são extremamente importantes!

O que são os instrumentos de medição?

Estes instrumentos são dispositivos usados para saber com precisão medidas como energia, peso, temperatura, tempo, altura, comprimento, área, volume, velocidade, massa, pressão e ângulo. 

Eles podem variar de objetos mais simples, usados para indicar as medidas exatas de materiais como blocos e tijolos, até outros itens mais específicos, com função de analisar e validar medições de sistemas eletrônicos e mecânicos. 

Clique aqui para conhecer as funções e saber os tipos de instrumentos de medição.
Agora, vamos à lista!

1. Trena 

trena

A trena é um dos instrumentos de medição mais comuns. Na maioria dos casos, é usada para medir espaços grandes em milímetros, centímetros e metros. Há trenas curtas, longas e digitais - estas últimas normalmente funcionam através de um laser de grande precisão. 

2. Paquímetro

paquímetro

O paquímetro é um instrumento de bastante precisão, usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça ou item, como parafusos, porcas, tubos, entre outros. Ele possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.

3. Nível a laser

nível a laser

Como o nome sugere, esse instrumento de medição utiliza um laser para marcações e medições de níveis e alinhamento de pontos. O nível a laser mostra onde e o quanto um profissional deve corrigir o piso para nivelá-lo.

4. Micrômetro

micrômetro

O micrômetro é um instrumento metrológico geralmente usado para a execução de medições externas e é capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro interno etc.) com precisão.

5. Multímetro

multímetro

O multímetro é um instrumento versátil que mede as grandezas elétricas. É muito utilizado na instalação ou reparo de sistemas elétricos. Eletricistas podem verificar a voltagem, a resistência e a intensidade de correntes elétricas com este instrumento.

A Ferramentas Kennedy trabalha com estes e diversos outros instrumentos de medição, tudo para garantir a precisão do seu serviço. Confira no site!

Sugestões da categoria

mais ofertas