9 Dicas de como usar o seu compressor

Saiba como aproveitar melhor o seu equipamento com essas dicas

Se você utiliza compressor no seu dia a dia, seja no trabalho ou até mesmo em casa, em pequenos serviços, sabe que o cuidado com este equipamento é essencial para que se tenha o melhor rendimento e uma vida útil mais longa. Então, vamos dar algumas dicas para você aproveitar o seu compressor da melhor forma possível!

9 Dicas de como usar o seu compressor

O compressor é um equipamento que, em resumo, serve para gerar ar comprimido. Esse ar é usado como combustível para diversas máquinas, as ferramentas pneumáticas. Clique aqui para saber mais sobre esse equipamento.

Agora, vamos às dicas!

01. Manual de instruções

Antes de qualquer operação, leia o manual do usuário. Isso irá garantir que você inicie a utilização corretamente e também saiba tudo sobre o seu equipamento.

02. Posicionamento

Procure um local adequado para o compressor. Ele deve estar sempre nivelado, para que a lubrificação do equipamento não fique comprometida.

03. Fiação

Nunca ligue o compressor diretamente na rede elétrica. Use sempre fiação adequada e chave de partida com proteção de acordo com a corrente e a potência do motor.

04. Rede de ar

No caso de substituição de um compressor por outro de maior rendimento ou de maior pressão, verifique se a rede de ar atual é compatível com o novo produto.

05. Motor do equipamento 

Em qualquer tipo de aplicação, prefira sempre equipamentos com motores de acionamento trifásico. Em ferramentas ou máquinas pneumáticas com pressão de trabalho acima de 80 lbf/pol2, sempre utilize um compressor de um estágio de 100 a 140 psi ou de dois estágios de 135 a 175 psi.

06. Dimensionamento

O dimensionamento ideal para um compressor de pistão deve ser de forma que o volume de ar produzido fique em até 20% acima do consumo. Clique aqui para aprender a dimensionar o compressor.

07. Drenagem

O acúmulo de água no reservatório é relativo à umidade do ar e não depende do compressor. Drene regularmente o reservatório de acordo com a frequência de uso. A forma mais eficiente é com um dreno automático.

08. Ajuda profissional

Para dimensionamento e instalação de redes, consulte profissionais experientes. A mesma coisa para a instalação do compressor. A perda tolerável de pressão numa rede de ar comprimido é de até 10%. Caso a sua perda esteja maior, verifique o equipamento com uma assistência técnica.

09. Limpeza

A durabilidade e a eficiência do compressor dependem da correta limpeza e troca de filtro, da regular troca de óleo e da drenagem do reservatório.

Pronto! Agora você já está pronto para ter um compressor. Quer comprar o seu? Acesse o site da Ferramentas Kennedy para conferir todos os modelos à disposição.

Sugestões da categoria

mais ofertas

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!