Além da resistência: quais outros problemas um chuveiro pode ter?

28755 03/03/2022

Além da resistência: quais outros problemas um chuveiro pode ter?

Trocar a resistência é a solução mais comum, mas outros fatores podem afetar o funcionamento do chuveiro. Confira!

O chuveiro é uma parte muito delicada da casa. É difícil encontrar quem nunca teve um chuveiro queimado para lidar, não é mesmo? A solução para o problema normalmente é a troca da resistência.

No entanto, em alguns casos, a troca da resistência não resolve o problema. E então, o que fazer? Listamos algumas outras possibilidades que podem estar prejudicando o desempenho do seu chuveiro além da resistência. Confira: 

Pressão muito alta 

A resistência normalmente é trocada quando o chuveiro elétrico não está esquentando a água de maneira satisfatória. Porém, outro problema também bastante comum pode estar prejudicando o funcionamento do chuveiro: a pressão da água. Se ela for muito alta, isso pode fazer com que a resistência não consiga aquecer a água, uma vez que esta não fica tempo suficiente na câmara do chuveiro.  

Dessa forma, a resistência não consegue fazer seu trabalho de maneira correta, fazendo com que a água fique no máximo morna. 

Cada chuveiro tem uma capacidade de mca (metros por coluna de água) diferente. Antes de comprar o seu, é importante saber qual é essa medida na sua casa. Esse valor é o mesmo da altura em metros da caixa d’água da sua residência. Caso ele seja maior do que a capacidade do seu chuveiro, a água não vai esquentar o suficiente. 

Chuveiro com pressão muito baixa 

Esse problema costuma acontecer em apartamentos localizados na cobertura ou térreo. Além desses locais, casas que não possuem caixa d'água ou as têm posicionadas em altura muito baixa também podem sofrer com a baixa pressão do chuveiro.  

Existem diversas maneiras de resolver o problema, como verificar o regulador de pressão de água, conferir o medidor de água da rua e os registros.  

No entanto, a melhor maneira de solucionar esse incômodo é solicitar a visita de um encanador à sua residência. Afinal, esse profissional poderá identificar os motivos da pressão reduzida e as soluções para o problema. 

Outros problemas 

Outro problema comum é alguém comprar um chuveiro de voltagem diferente da rede elétrica da casa para que ele esquente mais. Essa técnica não funciona, uma vez que a voltagem deve ser a mesma entre o aparelho e a rede para que ele funcione corretamente.  

Por fim, outra questão que deve ser levada em conta é a potência. Ela deve ser comprada de acordo com a região em que você mora. Regiões mais frias exigem chuveiros mais potentes, enquanto que regiões com climas mais amenos pedem chuveiros com menos potência. A potência também não pode superar aquela que a rede elétrica sua casa aguente, com o risco de queimar disjuntores e fiação. 

Agora que você já conhece os principais problemas que um chuveiro pode ter, aproveite para acessar o site da Ferramentas Kennedy e encontre tudo o que precisa para garantir seu merecido banho! 

Sugestões da categoria

mais ofertas