Alicate torquês: o que é e quem deve usar?

Conheça um dos alicates mais resistentes do mercado 

Quem entra em uma loja de ferramentas encontra muitos tipos diferentes de alicate, além de muitas marcas e tamanhos. O alicate torquês é um dos tipos que se destacam, seja pelo seu formato ou pela resistência. Conheça mais!

Alicate torquês: o que é?

alicate torquês

O alicate torquês, ou somente torquês (os dois nomes são corretos), é uma ferramenta muito básica e resistente. 

É composto, como todo alicate, de duas hastes para segurar e apertar, e uma cabeça para prender e cortar.

Como o nome diz, tem como característica principal o torque, ou seja, a força.

Tipos de alicate torquês

No mercado, é comum ver uma grande variação de preços de alicate torquês. Isso vai depender do fabricante, do tamanho e também da capacidade de corte. 

Em geral, existem dois tipos principais:

torquês armador

Torquês armador: é o principal modelo, voltado para montagem e corte de armações de estrutura para concretagem. Os modelos mais fortes são fabricados em ligas de aço e voltados para o uso em construções de grande porte.

torquês de carpinteiro

Torquês de carpinteiro: é um modelo menor de alicate torquês, mas que também tem uma boa resistência. É voltado para remover grampos e pregos, além de cortar cabos e ferros de menor porte.

Para que serve o alicate torquês?

O torquês armador é uma ferramenta voltada para apertar e cortar cabos, arames e estruturas de ferro em geral. Trata-se de um dos tipos mais fortes de alicate, com alta capacidade de torque e corte.

Quem deve usar o alicate torquês?

O alicate torquês é muito comum na caixa de ferramentas de quem trabalha na construção civil.

Envergar, moldar, ajustar ou cortar: um bom torquês cumpre todas essas funções e pode trabalhar com arames e vergalhões resistentes de ferro, muito comuns nas vigas e estruturas em obras.

O modelo menor, chamado de alicate de carpinteiro, está presente, é claro, na caixa de ferramentas de carpinteiros, marceneiros e consertadores em geral.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre o torquês, acesse o site da Ferramentas Kennedy e conheça todos os nossos modelos.

Sugestões da categoria

mais ofertas