Ao comprar ferramentas elétricas, quais cuidados devo ter?

1114 02/05/2022

Ao comprar ferramentas elétricas, quais cuidados devo ter?

A hora de comprar ferramentas elétricas pode ser muito divertida! Escolher, comparar, até achar a ideal para você. Entretanto, as ferramentas que vão na tomada precisam de cuidados específicos.  

Confira quais são os principais! 

Ferramentas elétricas 

As ferramentas elétricas, como o nome já indica, são todos os equipamentos que utilizam como fonte de sua potência a energia elétrica. Podem ser desde versões de ferramentas originalmente manuais (como a plaina) ou equipamentos que já nasceram para funcionar direto na tomada (como a furadeira). 

Dicas ao comprar ferramentas elétricas 

Além de escolher, comparar preços e modelos, existem algumas características especiais das ferramentas elétricas que merecem atenção no momento da compra. Confira as principais! 

Voltagem 

O primeiro passo na compra do aparelho é se atentar para a voltagem. 

Embora existam muitos modelos bivolt, algumas ferramentas são ainda encontradas em versão 110V ou 220V. A escolha do modelo errado para usar nas tomadas do seu espaço de trabalho ou na sua casa pode gerar perda total do equipamento ou falta de potência. 

No site da Ferramentas Kennedy, há um campo específico para a voltagem, e lá você seleciona se quer a sua ferramenta na versão 110V ou 220V. 

Potência e especificações 

A voltagem é o principal ponto de atenção para não errar na hora de comprar, mas existem muitas outras especificações que precisam de atenção. 

A potência é uma das primeiras que vêm à mente, já que de fato o poder da máquina é um dos fatores mais importantes - porém, não é o único. 

Preste atenção na frequência de trabalho, rotação, peso, capacidade etc, sempre levando em consideração o seu objetivo com a ferramenta. 

Marca 

Quando estamos falando de equipamentos potentes dos quais depende o nosso trabalho e a nossa eficiência, é importante ter qualidade. 

Por isso, recomendamos comprar de marcas conhecidas. É claro, existem muitas fabricantes no mercado, e nem sempre é possível conhecer todas elas. 

Mas podemos indicar uma lista de empresas nacionais e internacionais que atuam com qualidade no segmento de ferramentas elétricas: Worker, Bumafer Boavenau, Gamma e Tecnobarras. 

Cuidados ao comprar ferramentas elétricas 

Já comprou sua ferramenta elétrica? Ótimo. Agora é hora de saber quais são os cuidados necessários para manter a sua máquina funcional e segura por mais tempo. 

Atenção com o cabo 

O cabo é parte fundamental da máquina e merece o mesmo cuidado que a ferramenta em si. 

Portanto, nada de puxá-la pelo fio, seja para tirar da tomada, para pendurar ou para pegar. Além de prejudicar a qualidade, essa prática pode gerar acidentes, tanto com o cabo quanto acidentes elétricos com você. 

Não esqueça os EPIs 

Equipamentos de proteção individual (EPIs) não são só para quem trabalha em uma obra. O uso de equipamentos elétricos também exige proteção. 

Os óculos de proteção ajudam a prevenir poeira. As luvas, além de proteger as mãos, também são isolantes e, com o uso combinado de luvas de borracha por baixo, evitam acidentes elétricos. 

Na dúvida, sempre cheque no manual ou na loja quais são os EPIs específicos para cada ferramenta elétrica.  

Leia o manual 

Pode parecer chato ou desnecessário, mas o manual de instruções existe para ser lido. 

Dê uma olhada no manual da sua ferramenta elétrica assim que comprar: você vai notar que na verdade o conteúdo é simples e pequeno (é comum que o texto esteja presente em muitas línguas, por isso os panfletos são enormes).  

Ao ler o manual, você entende mais sobre as características da sua aquisição, e isso vai ajudar na hora de prolongar a vida útil da máquina. 

Pronto! Agora você já está mais do que preparado para comprar sua ferramenta elétrica novinha. É só acessar o site da Ferramentas Kennedy!

Sugestões da categoria

mais ofertas

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!