Aprenda a instalar uma prateleira com mão francesa!

29201 26/05/2021

Aprenda a instalar uma prateleira com mão francesa!

Veja todos os detalhes e o passo a passo em vídeo para colocar uma linda estante na sua parede

A mão francesa é um elemento que dá um charme todo especial a qualquer prateleira, além de ser muito prática para a fixação. Confira tudo sobre a mão francesa, além de um tutorial em vídeo.

A mão francesa

A mão francesa é um tipo de apoio que conta com um formato triangular. Ela é caracterizada por um apoio horizontal e outro vertical, para fixação. Esses dois apoios normalmente fazem um ângulo reto.

Essa estrutura é utilizada em diversas aplicações na engenharia, mas o uso mais comum é em prateleiras. Isso porque a mão francesa pode ser de vários materiais e cores, complementando a decoração e fixando perfeitamente prateleiras de madeira.

Como instalar mão francesa?

É muito fácil fazer essa instalação. Mas, antes, comece com a preparação.

Você comprou a mão francesa na cor correta? Se sim, pode seguir em frente. Mas se quiser, pode pintá-la com tinta spray.

Sobre a prateleira, se for de madeira, é importante lixar e também passar um verniz. Se preferir, pode pintar também.

Agora, podemos seguir para a instalação.

Ferramentas para instalar mão francesa

Anote a lista de ferramentas necessárias:

Passo a passo para instalar a mão francesa

O primeiro passo é marcar na prateleira, com a ajuda de uma trena, a posição das mãos francesas. Depois marque na parede. Uma boa dica é usar a fita crepe para isso.

O recomendado é manter uma distância de 50 cm, em média, entre uma mão francesa e outra. Assim, quanto maior for a sua prateleira, mais mãos francesas serão necessárias.

Outra dica é deixar uma área de respiro entre o fim da prateleira e a mão francesa. Por exemplo, se sua prateleira tiver 70 cm de comprimento, deixe as mãos francesas a 10 cm de cada extremidade. 

O segundo passo é fazer os furos! Lembre-se de utilizar a função impacto e a broca correta sempre que for furar alvenaria.

O terceiro passo é posicionar as mãos francesas. Use um nível de mão para ter certeza que elas estão alinhadas. Alinhe com os furos e insira a bucha e o parafuso.

Use uma parafusadeira para fixar os parafusos.

O quarto e último passo é apoiar a prateleira. Pronto! É só decorar.

Quer conferir essas dicas na prática? Assista ao vídeo abaixo da Fábrica FK!

Acesse o site da Ferramentas Kennedy para garantir todas as ferramentas necessárias para instalar uma prateleira com mão francesa na sua casa!