Aprenda a limpar ferramentas enferrujadas

28699 28/09/2020

Aprenda a limpar ferramentas enferrujadas

Você sabia que é possível remover a ferrugem com materiais caseiros? Saiba mais!

Com o passar do tempo é comum que as ferramentas se deteriorem e fiquem enferrujadas. Mas mesmo em casos extremos é possível recuperar o item e economizar dinheiro. Confira as dicas caseiras que a Ferramentas Kennedy separou para você acabar com a ferrugem!

Limpe a ferramenta

Antes de partir para a remoção da ferrugem é importante higienizar a peça. Remova as partículas de graxa e sujeira com uma mistura de detergente de louça e água morna. Mergulhe as ferramentas enferrujadas na solução e esfregue-as com uma esponja.

Depois da limpeza, seque bem as peças e escolha um dos métodos a seguir:

1.Vinagre branco

O vinagre é uma excelente alternativa para recuperar a ferramenta, já que reage com a ferrugem e dissolve a parte oxidada. Para isso, coloque as ferramentas enferrujadas em um recipiente plástico e cubra com vinagre branco. Acrescente cerca de ¼ xícara (60 ml) de sal para cada litro de vinagre. O sal ajuda a aumentar a acidez do vinagre e acelera a dissolução da ferrugem.

Deixe as ferramentas mergulhadas na solução de um a três dias. Então retire as ferramentas e esfregue-as com uma bucha para remover qualquer sinal de oxidação.

2.Sal e limão

Para acabar com as ferrugens mais leves, corte o limão ao meio e passe pela ferramenta. Em situações de maior oxidação, cubra as áreas enferrujadas com uma camada de sal e deixe repousar por um dia no suco de limão. O ácido cítrico vai reagir com a ferrugem e facilitar a limpeza da peça.

3.Refrigerante

Utilizar aquele famoso refrigerante de cola também é uma ótima opção. Mergulhe a ferramenta afetada pela ferrugem no líquido e deixe agir por ao menos um dia.

4.Bicarbonato de sódio

Dilua o bicarbonato em água até conseguir uma consistência cremosa. Em seguida, passe a pasta sobre a peça e deixe agir por alguns minutos. Depois basta lavar e secar bem a peça.
 

Viu só como é fácil recuperar aquela ferramenta enferrujada? Então aproveite para continuar ligado no blog da Ferramentas Kennedy e tenha acesso a outros conteúdos que facilitam o seu dia!