Aprenda a usar o serrote do jeito certo

7021 24/09/2020

Aprenda a usar o serrote do jeito certo

A ferramenta é muito mais eficaz quando utilizada na posição correta. Saiba Mais!

O serrote é uma ferramenta extremamente útil para cortar madeira e alguns outros materiais, mas para conquistar os melhores resultados é preciso ter atenção a alguns detalhes. Para te ajudar a usar a ferramenta do jeito certo, nós separamos as seguintes dicas. Confira!

Verifique o estado da ferramenta

Antes de começar a serrar, é preciso conferir se está tudo em ordem com o serrote e suas partes. Verifique se a lâmina está bem afiada e se conta com todos os dentes. Caso exista algum problema com a lâmina, ela pode retalhar a madeira e cortar de maneira disforme.

Lembre-se que é possível afiar a ferramenta com um afiador específico para o serrote.

Prepare o material de corte

Depois de checar o serrote, é hora de preparar o material. Prenda bem a madeira ou outro material que vai cortar, para evitar acidentes. Lembre-se de que mesmo durante essa fase de preparação é necessário se proteger com luvas e óculos de proteção. Assim você evita que farpas atinjam as mãos ou seus olhos.

Usando o serrote

Usar a ferramenta do jeito certo é muito fácil. Comece serrando com a lâmina na posição horizontal e, conforme o corte for atingindo profundidade, incline o serrote na diagonal. Assim que o corte atingir metade da profundidade, incline ainda mais a ferramenta, até que ela fique num ângulo de 90 graus. Desta forma, é possível colocar mais pressão no lugar certo e você precisa de menos força para serrar.

Melhore o acabamento do corte

Para deixar a madeira ou material serrado com melhor acabamento é fácil. Inicie o corte sempre com a parte do material que ficará visível após o corte, já que o lado de baixo pode ficar com algumas rebarbas. Depois de serrar o material, utilize uma lixa e remova todas as imperfeições. 
 

Agora que você já sabe como usar o serrote do jeito certo, aproveite para acessar o site da Ferramentas Kennedy e encomende já o seu!