As melhores ferramentas para mecânico

Confira tudo o que você precisa para montar uma oficina mecânica de automóveis

Se você trabalha em uma oficina mecânica ou é um empreendedor e quer montar a sua, o primeiro passo é saber quais equipamentos você precisa ter para realizar um bom trabalho. Existem muitas oficinas por aí, e com mais serviços disponíveis, é mais fácil conquistar os clientes. Confira nossa lista!

8 melhores ferramentas para mecânico

Um mecânico de automóveis aborda diversas áreas do veículo. Além de reparos externos, é necessário ter conhecimento e ferramentas para reparos internos, na parte elétrica, no motor, etc. 

Além de tudo, é preciso ter ferramentas para a bancada, de modo que você possa fazer reparos em peças e componentes fora do veículo. 

Ok, agora vamos à lista!

Elevador automotivo
elevador automotivo

O elevador automotivo é indispensável em qualquer oficina, já que é usado para dar maior comodidade na hora de fazer algum reparo. Este equipamento hidráulico serve para elevar um carro de modo que o mecânico consiga visualizar com clareza e também mexer em toda a parte inferior em pé, sem precisar ficar se abaixando.

Compressor de ar
compressor de ar

O compressor de ar tem a função de gerar ar comprimido a partir de movimentos mecânicos, produzidos por energia elétrica ou motores à gasolina ou diesel. Para o uso em oficinas mecânicas, é mais comum encontrar os compressores de média velocidade, já que os de alta velocidade são mais indicados para quem faz uso de ferramentas pneumáticas. 

É um equipamento fundamental no enchimento e calibragem de pneus, serviços de pintura com pistolas de média produção, entre outros.

Calibrador de pneus
calibrador de pneus

Normalmente encontrado em bicicletarias e postos de gasolina, o calibrador é um equipamento que todo mecânico de automóveis precisa ter em sua oficina, mesmo que muitos motoristas façam uso de calibradores automáticos. 

Sua função é alertar o motorista se algum pneu do veículo está furado, além de mantê-los sempre dentro da pressão e temperatura indicadas.

Scanner Automotivo
scanner automotivo

Os scanners são ferramentas bastante úteis para o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica, bem como informações sobre o seu reparo. 

Através de um software específico, o scanner automotivo tem acesso a informações sobre a situação do sistema de um veículo e seu histórico de falhas, podendo assim estabelecer uma correção.

Furadeira de Bancada
furadeira de bancada

A furadeira de bancada tem diversas finalidades, mas dentro de uma oficina ela pode ser utilizada para perfuração de chapas metálicas e peças a serem consertadas. Esta ferramenta possui uma base de ferro ajustável que possibilita a perfuração de vários ângulos diferentes.

Esmerilhadeira Angular
esmerilhadeira angular

A esmerilhadeira trabalha em alta velocidade e, por isso, executa cortes em metais e outros materiais com facilidade. Além disso, em uma oficina mecânica este equipamento também pode ser utilizado para fazer desbastes e acabamentos em peças de aço.

Prensa Hidráulica
prensa hidráulica

O uso das prensas hidráulicas é feito em grandes indústrias, mas também pode ser muito útil na oficina. Sua função é esmagar, dobrar e modelar componentes metálicos, que são apertados com pressão - ideal para consertos e reparos em peças.

Máquina de lavar peças
máquina de lavar peças

A máquina de lavar peças é essencial para qualquer oficina mecânica, já que a maioria das peças de um carro são envolvidas por óleos ou graxas. Ao contar com essa máquina, o mecânico garante que as peças usadas e trocadas estarão sempre nas melhores condições.

Gostou das nossas dicas? Confira os melhores modelos de todas essas ferramentas no site da Ferramentas Kennedy. As melhores marcas estão aqui!

Sugestões da categoria

mais ofertas