Aumente a vida útil das peças do automóvel com alguns cuidados

103 04/08/2022

Aumente a vida útil das peças do automóvel com alguns cuidados

 

Dicas essenciais para aumentar a vida útil das peças do automóvel e seu bom funcionamento


Prolongar a vida útil das peças do automóvel é o maior interesse de todo motorista. Para mantê-lo seguro a longo prazo, a manutenção regular é essencial.

Verifique e troque os fluidos periodicamente, mantenha os pneus calibrados e nunca atrase os reparos. Não há nada pior do que quebrar o carro em uma viagem especial ou atrasar para um compromisso importante. 

Separamos algumas considerações importantes para cuidar do seu automóvel, confira:


Dicas para aumentar a vida útil das peças do automóvel

 

  • Trocar óleo periodicamente

 

 

O óleo é o principal responsável por lubrificar e resfriar todos os componentes do motor.
Conforme os quilômetros rodados, o óleo vai perdendo sua função e não consegue reduzir o atrito adequadamente. Como resultado, o carro perde potência, consome mais combustível, desgasta as peças e aumenta a chance de falha do motor.
Por isso, para prolongar a vida útil do motor e mantê-lo funcionando corretamente, as trocas devem ser feitas com regularidade conforme o manual do fabricante.

 

  • Manter fluídos no nível adequado

 

Além do óleo, o radiador, direção hidráulica e fluido de freio também devem ser mantidos em níveis adequados. Sempre que possível, certifique-se de que eles não ultrapassem a marca. Em excesso pode causar vazamentos e sujeiras no veículo, enquanto o baixo nível de fluído pode levar ao superaquecimento ou falha do motor.

 

  • Trocar filtro de ar condicionado

 

 

O filtro de ar é responsável por filtrar toda a poeira e sujeira do ambiente. Se você costuma dirigir em áreas que levantam muita poeira e com chão de terra, por exemplo, deve trocar o filtro com mais frequência. É muito importante fazer essa substituição não só para que você não respire o ar com impurezas, mas também para manter o veículo funcionando corretamente.

 

  • Manter pneus calibrados

 

 

É extremamente importante verificar a pressão e a condição dos pneus regularmente, inclusive do estepe, pois eles mantêm o veículo funcionando com segurança. Além de reduzir o consumo de combustível, o cuidado com os pneus aumenta sua durabilidade, visto que o carro não precisa forçar para rodar.

 

  • Limpeza do carro também aumenta a vida útil

 

Lavar o carro também é importante para prolongar sua vida útil. Sal e resíduos da estrada e brisa marítima devem ser removidos para evitar ferrugem e corrosão do metal do veículo. Quanto à carroceria, o ideal é polir o carro, pois ajuda a melhorar a durabilidade e protege a pintura de arranhões.

 

  • Lubrificação

 

Lubrificar peças automotivas, como cabos de velas, chaves de ignição, conexões de baterias, travas de portas, aumenta a durabilidade e longevidade do seu carro.
O WD-40 é o mais indicado, pois não danifica borrachas, plásticos e sistemas elétricos e possui uma capacidade de limpeza e lubrificação muito eficiente. 

 

 

Com ele, é possível evitar o aparecimento de zinabre - resíduos azul-esverdeados que se acumulam nos eletrodos da bateria, impedindo que as conexões elétricas funcionem e dificultando a partida do carro.
Tomando as devidas precauções, você pode evitar problemas como aumento do consumo de combustível, falha do motor e outros eventos inesperados.


O que achou das nossas dicas? Então, acesse o site da Ferramentas Kennedy para adquirir os lubrificantes e ferramentas adequadas para manter em dia os cuidados com os automóveis.

Sugestões da categoria

mais ofertas