Como cortar drywall? Confira as melhores ferramentas

Existem alguns tipos de equipamentos voltados para o corte de drywall e gesso. Conheça todos eles e saiba como utilizar

O mercado de construção a seco está crescendo no país. Para quem trabalha no segmento de gesso e drywall, uma boa ferramenta para o corte é essencial. Saiba como cortar drywall corretamente!

Construção a seco: gesso ou drywall?

Quando se fala em construção a seco, significa toda forma de construção civil com estruturas fabricadas.

Esse modelo de construção não utiliza argamassa, e por isso não vai água - daí o nome "a seco". 

As duas principais formas de construir a seco são o gesso e o drywall. Aproveitando: você sabe qual é a diferença entre os dois materiais?

O drywall é composto de placas de gesso acartonado, e por isso é semelhante ao gesso comum. A diferença é que o drywall é maior e mais resistente, ideal para substituir paredes. O gesso, por ser menor e mais simples, é um material mais barato, e ideal para tetos.

Como cortar drywall

O drywall é comprado em grandes placas. Por isso, durante a construção é necessário fazer diversos cortes nas chapas. Isso para que o drywall seja instalado corretamente em cada projeto.

Existem três tipos de equipamentos para cortar o drywall. Confira!

Recortadora de Drywall

Esse equipamento elétrico ou à bateria é voltado para o corte preciso de drywall. A ferramenta é segurada na mão, e conta com alguns ajustes para o corte.

Como se trata de uma ferramenta de corte livre, ela pode recortar em círculo, cantos arredondados, etc. 

É necessário ter uma boa experiência para manipular essa ferramenta, para que os cortes fiquem perfeitos.

Cortadora manual de Drywall

Este modelo auxilia no corte reto e preciso do drywall. O equipamento conta com uma faixa medidora e manoplas para movimentar as duas lâminas. 

Aí é só alinhar à peça, na altura desejada, e cortar. Como se trata de um equipamento com uma lâmina fixa, ele é útil apenas para cortes retos na horizontal.

Serrote de Drywall

Como o nome diz, essa é uma ferramenta manual do tipo serrote. É voltada para cortes livres, tanto em linha reta quanto em círculos. 

Essa ferramenta é um pouco menos precisa, e por isso é mais voltada para cortes que não necessitem de um acabamento perfeito.

Dicas para cortar drywall

Uma dica muito importante para o corte com qualquer dos equipamentos é fazer a demarcação.

Use um lápis de carpinteiro para marcar o corte, e dessa forma guiar o uso com cada ferramenta.

No caso dos cortes retos, use réguas e trenas para riscar e fazer os cortes corretamente.

As ferramentas elétricas contam com uma lanterna embutida, mas sempre que for possível trabalhe o gesso ou drywall em locais bem iluminados. Isso facilita na hora de fazer os cortes com maior precisão.

Pronto! Agora você já sabe como cortar drywall e quais são as melhores ferramentas para isso. Acesse o site da Ferramentas Kennedy e compre os seus equipamentos!