Como e onde usar maçarico portátil

9791 22/02/2021

Como e onde usar maçarico portátil

A ferramenta serve para aquecer metais e é utilizada para diversos serviços

Você conhece o maçarico? Essa ferramenta é amplamente utilizada na área de solda, mas pode ser utilizada para diversas outras áreas. Confira neste material da Ferramentas Kennedy como e onde usar o maçarico portátil.

Maçarico portátil x maçarico convencional

O maçarico portátil é todo e qualquer tipo de maçarico que funciona independentemente de uma conexão fixa ao combustível, é leve e pode ser transportado para qualquer lugar.

O maçarico portátil é normalmente encontrado sem o acompanhamento do cilindro de gás. Nesse caso, quando acabar o gás é só trocar o cilindro e seguir usando. 

No entanto, é possível encontrar alguns maçaricos portáteis com o cilindro já acoplado ou mesmo kits com maçarico + cilindro de gás.

Como usar o maçarico portátil

Usar esse tipo de maçarico é muito fácil. Além de comprar o maçarico em si, é necessário comprar um cilindro de gás - que pode ser de diferentes capacidades.

Para acoplar o cilindro no maçarico é só rosquear. Depois, a ferramenta está pronta para uso. Antes de começar, coloque avental, luvas resistentes e uma máscara que proteja os olhos.

Alguns maçaricos têm dois gatilhos. O gatilho principal, presente em qualquer modelo, serve para expelir o gás. Se o seu maçarico só tiver esse gatilho, basta colocar a chama de um isqueiro para começar o fogo.

Alguns maçaricos, no entanto, contam com um segundo botão, que serve para soltar a faísca. Nesse caso, é só acionar os dois e começar a utilizar.

No maçarico portátil existe um regulador de intensidade para aumentar ou diminuir o nível de chama a ser direcionado pelo bico.

Onde utilizar

O maçarico portátil é muito útil, tanto para serviços rápidos de casa, como para serviços profissionais. Essa ferramenta é amplamente utilizada para aquecer metais e realizar serviços de solda

Além disso, o maçarico auxilia em consertos, seja para soltar parafusos, consertar amassados e realizar cortes. Ele ainda tem uso na culinária, para dourar e confeitar receitas.

Agora que você já sabe como e onde usar o maçarico portátil, confira as melhores opções dessa e de muitas outras ferramentas no site da Ferramentas Kennedy.