Como escolher a lavadora de alta pressão correta

Tudo o que você precisa saber para decidir qual a melhor lavadora para as suas necessidades de limpeza

Quando se trata de escolher uma lavadora de alta pressão, a maioria dos consumidores presta atenção apenas na pressão do equipamento ou, no máximo, em sua potência. Porém, para encontrar a lavadora ideal para a sua necessidade, é importante se atentar a outros detalhes que podem fazer toda a diferença. 

Quando falamos de uma lavadora de alta pressão profissional, devemos ter em mente alguns conceitos básicos, que vão nos ajudar a entender o funcionamento do equipamento.

Potência, pressão e vazão nas lavadoras de alta pressão

De forma isolada, a potência, medida em Watts ou CV, não quer dizer nada. A única coisa que se pode deduzir com esta característica é que, quanto maior a potência, maior será o consumo de energia elétrica do equipamento. 

As duas características mais importantes para que se tenha uma real dimensão da capacidade do equipamento são a pressão e a vazão de água. A pressão é a força exercida sobre uma área, e no caso das lavadoras tem como unidade de medida o BAR ou o PSI.

A pressão nas lavadoras é gerada por uma bomba que força a água a passar por um bico muito pequeno, gerando um jato concentrado e forte.

Porém, somente a pressão não garante eficiência na limpeza. Se uma máquina possuir muita pressão, mas pouca vazão de água, esse equipamento entregará um jato forte, com pressão, mas que vai abranger uma área muito pequena, tornando minha limpeza lenta - em alguns casos extremos, o jato é tão forte e tão concentrado que ele faz pequenos buracos na calçada ao invés de promover a limpeza da sujeira.

Sendo assim, o mais importante é ter um equilíbrio entre a pressão e a vazão. A vazão é a quantidade de água que passa pelo bico da lavadora dividida por uma unidade de tempo - usamos como medida litros por hora ou litros por minuto.

Tipos de Limpeza

Portanto, a primeira correlação que precisamos fazer na nossa escolha é entre pressão e vazão. É a junção destas duas forças que vai gerar o impacto necessário e suficiente da água, gerando um maior poder de limpeza. 

É o equilíbrio da pressão e da vazão de água que fazem com que as lavadoras sejam equipamentos ecologicamente corretos, pois economizam água em até 80% em relação a uma mangueira de jardim na limpeza - uma mangueira tem muita vazão de água, mas pressão nenhuma, enquanto uma lavadora tem uma vazão menor com muito mais pressão, tornando assim a limpeza mais rápida e com menos uso de água.

Tendo em mente a importância da pressão e da vazão na escolha do equipamento, é muito importante também saber qual o tipo de uso que será realizado com a máquina.

As marcas têm normalmente três categorias de equipamentos: as lavadoras para uso ocasional, as máquinas de uso semi-intensivo e as máquinas de uso intensivo.

É muito importante enquadrar o uso na categoria exata. Se for preciso comprar um equipamento para trabalhar em um lava car, onde a máquina será ligada de manhã e desligada só ao fim do dia, não se pode comprar um equipamento de uso ocasional.

Da mesma forma, uma dona de casa que quer uma lavadora para lavar a calçada ocasionalmente não tem a necessidade de comprar uma máquina de uso intensivo.

Motor e Bomba

Outra correlação muito importante na escolha da sua lavadora de alta pressão profissional - e que terá grande influência na durabilidade, funcionalidade e valor do produto - é o conjunto de motor e bomba de alta pressão.

Quando falamos de motor, temos basicamente dos tipos: o motor de escova (ou universal) e o motor de indução.

O motor universal equipa a maioria das lavadoras de uso ocasional. É um motor mais leve e compacto e de um custo mais baixo, porém com uma durabilidade menor em relação ao motor de indução.

A bomba de alta pressão também é classificada em dois tipos principais: a bomba axial e a bomba radial triplex.

A bomba axial é utilizada normalmente nas máquinas de uso ocasional, mas também pode ser encontrada em algumas de uso semi-intensivo. É uma bomba de custo mais baixo, mais compacta e que precisa de motores de menor potência para funcionar.

Já a bomba radial triplex tem um funcionamento semelhante a um motor de carro, levando a força do motor para os pistões por meio de um sistema de virabrequins e bielas. Esta bomba é a mais confiável do mercado para os equipamentos de uso intensivo e a melhor escolha quando falamos de máquinas para uso profissional ou industrial.

Acessórios

Outros itens que devem ser levados em conta para a melhor escolha da sua lavadora são os acessórios que acompanham o equipamento.

Existem lavadoras que utilizam mangueira de trama de nylon, que é uma mangueira de custo menor, porém menos durável e mais sujeita a furos e quebras. A mangueira de trama de aço é um tipo de mangueira mais resistente e durável.

Outro acessório que acompanha alguns modelos de lavadoras é o bico turbo. Este acessório faz com que a área de limpeza seja otimizada, pois faz com que o jato concentrado gire, dando uma amplitude maior. Porém, este acessório deve ser utilizado com cuidado, pois em alguns casos ele pode agredir a superfície a ser lavada.

Tendo em mãos estas informações, você só precisa pensar qual é a sua necessidade: se precisa de mais pressão ou mais vazão, se a superfície a ser limpa tem uma sujeira mais incrustada ou pesada, se você precisa de uma máquina de melhor portabilidade ou mais duradoura, se seu uso é ocasional ou intensivo.

Qual a melhor lavadora de alta pressão?

Com todas essas informações, afinal, é possível saber qual é a melhor lavadora de alta pressão? É claro que sim! Basta considerar todos os pontos que são relevantes para o seu uso. Logo, cada um pode ter uma lavadora de alta pressão correta para si. A loja da Ferramentas Kennedy está cheia de opções das melhores marcas. Confira alguns modelos:

A Lavadora Eco Power 2200 Wap e a Lavadora 1600 Libras K2 Karcher são ideais para uso doméstico.

Já a Lavadora1600Psi Hd585 Karcher é um ótimo modelo para uso profissional. É o caso, também, da Lavadora com Carrinho 450 Libras Mb147C Jhf4X.

Quer conferir mais modelos? É só navegar pelo site da Ferramentas Kennedy e escolher a lavadora de alta pressão profissional que mais se adequa à sua necessidade!

Sugestões da categoria

mais ofertas