Como escolher máscara de solda?

Saiba quais são os modelos disponíveis desse EPI e qual o melhor para você 

Usar máscara de proteção se tornou muito comum para todos nos dias atuais. Mas um tipo diferente de máscara já era muito utilizado pelos soldadores: a máscara de solda. Conheça mais sobre esse equipamento e como escolher o melhor modelo!

Para que serve a máscara de solda?

Como se trata de um EPI - um equipamento de proteção individual - a máscara de solda serve para proteger o usuário. Mas contra o quê?

Esse equipamento é voltado para proteger os olhos dos danos da radiação eletromagnética causada pelo trabalho com a solda. Mas, fique tranquilo: esse tipo de radiação não é perigoso como a radiação nuclear.

Apenas os olhos podem ser afetados por essa radiação - mas somente se a exposição for prolongada e desprotegida. Portanto, use sempre a máscara de solda!

Tipos de máscara de solda

Existem dois tipos principais de máscaras de solda no mercado. Confira!

Máscara passiva: é a mais comum, que conta com lente de proteção em vidro e plástico. Essas máscaras são menos duráveis e possuem um visor de escurecimento padrão, que não pode ser ajustado.

Máscara automática: esse modelo permite melhor visibilidade por meio do filtro, já que o visor se adapta automaticamente à luz. Além disso, não é necessário levantar a máscara para olhar - é só desligar a função.

Como escolher máscara de solda?

O tipo da máscara é importante na hora de escolher. As máscaras passivas são úteis principalmente para quem não trabalha constantemente com a solda, e também são acessíveis para quem quer começar.

Para quem é profissional, no entanto, o melhor é investir um pouco mais e optar pela máscara automática.

Para decidir qual é a máscara ideal para você, é importante considerar alguns fatores além do tipo. 

Existem algumas funções extras que podem ser importantes para a decisão de compra, como o botão ajustável.

Esse botão, presente nos modelos automáticos, possibilita que o nível de escurecimento seja controlado pelo operador, o que facilita e muito o trabalho.

Além disso, existem alguns modelos que contam com ajuste de sensibilidade - o que também ajuda na proteção aos olhos e na versatilidade na hora do serviço.

O conforto também deve ser considerado. Afinal, quem é soldador fica o tempo todo com a máscara. Por isso, opte por boas marcas, de preferência que contem com ajustes para que o EPI fique bem preso.

Pronto! Agora você já sabe como escolher a máscara de solda ideal. Acesse o site da Ferramentas Kennedy! Lá, você encontra vários modelos, de todos os tipos e preços.

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!