Como escolher uma roçadeira?

Diferentes potências e modelos de roçadeira servem para diferentes tipos de terrenos. Saiba qual é a melhor opção para você

Roçadeiras são ferramentas fundamentais para a limpeza e a manutenção de gramados e jardins. Existem diversos modelos de roçadeiras no mercado, movidas a gasolina, bateria ou elétricas, com lâminas de três pontas ou carretéis de nylon. Para alguns casos, os aparadores de grama também são recomendados. Confira todos os tipos e saiba como escolher uma roçadeira!

Tipos de roçadeira: como escolher?

Cada um dos tipos de roçadeira é ideal para determinados terrenos. Para escolher a roçadeira correta, devemos primeiro analisar o tamanho da área a ser roçada e, em segundo lugar, o tipo de vegetação - se é gramado ou mato. Veja abaixo as melhores roçadeiras de acordo com o seu tipo de terreno!

Roçadeira para grama e pequenas áreas de jardim

aparador de gramacortador de grama elétrico

Se o trabalho precisa ser feito em uma área de terreno pequena, de até 30 metros, as ferramentas mais recomendadas são o aparador de grama ou o cortador de grama elétrico, se for um terreno plano. O custo destes produtos é mais baixo e eles podem atender de forma satisfatória suas necessidades.

Em terrenos maiores, porém, o uso destes produtos tem alguns inconvenientes, como a demora ocasionada pelo uso de extensão elétrica, a falta de mobilidade e o fato destes serem produtos com pequenas áreas de corte. 

Além disso, produtos elétricos não são indicados para o uso em grama molhada, pelo risco de choque elétrico, ou grama muito pesada e alta, que pode provocar a queima precoce do motor, ocasionando, em alguns casos, baixa durabilidade.

Aproveite para ler: Roçadeira, Aparador ou Cortador de Grama? Veja como escolher

Roçadeira para grama ou mato baixo e áreas médias

roçadeira 25cc                 roçadeira para mato baixo

Em casos com grama ou mato de altura baixa, em áreas aproximadas de 30 a 450 metros, a ferramenta mais recomendada é uma roçadeira 2 tempos de 22 a 33 cilindradas (cc), preferencialmente bipartida, com um cabo que se divide em dois, fator que confere praticidade e mobilidade. Estas roçadeiras são muito indicadas para este tipo de terreno pois sua potência permite trabalhos mais demorados.

Além disso, se o terreno estiver molhado de orvalho, esse detalhe não impede que o serviço seja feito e também não danifica o equipamento. Estas roçadeiras proporcionam um ótimo rendimento, um baixíssimo consumo de gasolina e rapidez na execução. Alguns modelos de roçadeiras acompanham o carretel de nylon e a faca para uso no mato.

Roçadeira para grama ou mato em áreas médias e grandes

roçadeira 51ccroçadeira para áreas grandesroçadeira 63cc

Em grandes áreas, como jardins, terrenos, chácaras e até mesmo fazendas acima de 450 metros, que requerem um uso mais prolongado, existem três modelos de roçadeiras que podem realizar o serviço perfeitamente, de acordo com as cilindradas. Confira:

  • As roçadeiras de 43cc são produtos de muita força, que vão dar conta do recado e gerar um baixo consumo de combustível, ideal para jardineiros que buscam um produto de rendimento e baixo gasto com gasolina.

  • Os modelos de 52cc executam o trabalho com ainda mais sobra de potência, podendo passar tranquilamente os 12 mil giros por minuto, rotação de um carro de Fórmula 1, trazendo um ótimo rendimento na utilização em um mato um pouco mais severo (nestas condições, é recomendado também adquirir uma lâmina disco de 40 dentes).

  • Além disso, o mercado agora conta também com roçadeiras de 63cc, máquinas com muita força, que trazem ainda mais rendimento para situações em que pode-se deparar com áreas de mato denso e até pequenas touceiras e arbustos (nestes casos também é recomendado o uso da lâmina disco de 40 dentes).

Dicas e recomendações

Em todas as situações acima, é recomendado o uso de materiais de proteção, como calçados ou botas de proteçãoóculos de proteção, luvas, perneiras e abafadores.

Outras recomendações importantes são:

  • Utilizar óleo dois tempos para a mistura com a gasolina;

  • Engraxar a roçadeira, para que ela tenha mais durabilidade.

E aí, já sabe como escolher a sua roçadeira? Então corra para o site da Ferramentas Kennedy! Temos diversos modelos à disposição para você.

Sugestões da categoria

mais ofertas