Como fazer a manutenção no compressor de ar

Veja um passo a passo de como cuidar do seu compressor para que ele dure mais tempo

O compressor de ar é uma ferramenta de trabalho e tanto, mas ele precisa estar em dia para trabalhar 100% da sua capacidade.

Por isso, é preciso se atentar e fazer a manutenção durante o ano. Separamos dicas pontuais para seguir sem erro e deixar seu compressor em plenas condições de trabalho. Confira!

1 - Troca do óleo

troca de óleo

O óleo do compressor é muito importante para todo uso, já que é ele quem faz a lubrificação e garante que a ferramenta funcione corretamente.

Faça a 1ª troca assim que concluir 50 horas de trabalho. Depois, comece a fazer trocas regulares de óleo a cada 200 horas ou 2 meses de uso. A troca de óleo efetuada em intervalo maior que o recomendado poderá danificar seriamente o compressor de ar, podendo inutilizar o equipamento.

Como fazer a troca do óleo?

  • Drene todo o óleo do cárter.

  • Solte o parafuso localizado em cima do cárter.

  • Com um funil, coloque óleo até o centro do visor.

  • Pronto!

Recomendamos o uso do óleo de acordo com o fabricante. 

2 - Troca do filtro

filtro do compressor

O filtro do compressor, por sua vez, é uma parte do equipamento que purifica o ar produzido pelo compressor. Ele elimina impurezas e garante que o ar está perfeito para ser utilizado.
O ideal é fazer a troca a cada 2 ou 3 meses, dependendo do ambiente. 

Troque o antigo pelo novo conforme a disposição do filtro (pode ser diferente em cada tipo de compressor) e encaixe-o no seu modelo.

3 - Correia do compressor

correia do compressor

A correia é parte do motor do compressor, e por isso é crucial para o seu funcionamento. O ideal é trocar essa peça a cada 6 meses de trabalho.

A correia, quando desalinhada, estará sujeita ao risco de rompimento por desgaste. Ao notar um ruído anormal e trepidações, faça imediatamente a revisão e evite que a correia escape do volante, causando danos ao compressor. Uma boa dica é lembrar-se de drenar diariamente o vaso de pressão do seu compressor de ar.

Como trocar a correia?

  • Solte os parafusos do protetor de correia;

  • Remova o protetor de correia;

  • Com uma régua, verifique se a polia e o volante estão alinhados;

  • Ajuste a tensão da correia, pressionando levemente com o dedo;

  • Verifique a folga, que deve ser de no máximo 2 centímetros.

Cronograma de manutenção do compressor de ar

Agora, confira nosso cronograma para manter seu compressor em pleno funcionamento:

Diariamente

Verificar o nível de óleo antes da partida. Após a parada, drenar o condensado do reservatório.

Trimestralmente

Verificar a ocorrência de possíveis vazamentos nas juntas, válvulas, conexões e tubulações. Estas ocorrências são possíveis devido à forma construtiva de todo compressor, que apresenta uma vibração natural. 

A cada 600 horas de uso

Fazer a limpeza do elemento filtrante com jato de ar comprimido seco.

Limpar grade do protetor de correia; fazer a limpeza externa da unidade compressora, pois o acúmulo de resíduos em sua superfície pode formar uma camada isolante, prejudicando a dissipação normal do calor, o que provoca queda de rendimento.

Verificar a tensão das correias e o alinhamento da polia do motor em relação ao volante do compressor, pois quando instalados de maneira incorreta, produzem vibrações que podem arrebentar a correia, além de comprometer a vida útil dos rolamentos, mancais, virabrequins e motor.

Anualmente

Fazer aferição na válvula de segurança em órgão competente.

Após 5 anos

Fazer teste hidrostático do reservatório de ar em órgão competente.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre a manutenção de compressores. Compre os seus equipamentos, acessórios e ferramentas para manutenção no site da Ferramentas Kennedy.