333 04/07/2019

Como fazer um terrário de suculentas?

Fáceis e práticos de cuidar, terrários de suculentas podem ser ótimas opções de decoração

Ter plantas em casa pode ser relaxante e um ótimo passatempo. Se você não tem muito espaço ou tempo, uma opção é fazer um terrário de suculentas. Além de ser pequenos, eles demandam pouca manutenção, uma vez que suculentas precisam de uma pequena quantidade de água para viver. Saiba como fazer, passo a passo, um terrário bonito e bem cuidado:

Preparo


O primeiro passo é escolher o recipiente que conterá seu terrário. Praticamente qualquer coisa serve: vasos de cerâmica, de vidro, xícaras, tigelas, aquários, garrafas, copos, etc. Se a ideia é decorar a casa, recipientes de vidro mostram mais da planta do que vasos de argila, por exemplo, e podem ser melhores opções.

Escolhido o objeto, é hora de preparar o terreno: primeiro, coloque uma drenagem para evitar o excesso de água. Pode ser usado cascalho, brita ou cerâmica para esse fim. Coloque pelo menos um dedo do material no fundo do recipiente para evitar que a água se acumule. Além disso, é importante colocar por cima uma manta geotêxtil para garantir a drenagem.

Plantio


Preparada a drenagem, é hora de colocar a terra. Dois dedos, dependendo do tamanho do seu recipiente, podem ser suficientes. Com o auxílio da mesma pá ou outra ferramenta utilizada para colocar a terra, faça o plantio das mudas. Abra um buraco na terra e coloque as raízes direcionadas para baixo (é importante não deixar as raízes expostas, para não correr o risco das plantas não vingarem).

Cuidado


Como suculentas não precisam de muita água e até sofrem se são muito molhadas, é preciso regá-las com um borrifador ou um conta gotas a cada sete dias ou quando você perceber que o terrário não está molhado. Se o clima estiver muito seco ou você notar que as suculentas estão murchas ou desidratadas, é possível mudar a frequência para quatro dias. 

Por outro lado, se as folhas estiverem amareladas ou se desprendendo, elas estão apodrecendo pelo excesso de água, então é melhor diminuir a frequência ou regar com menos água.

Se não precisam de água, essas plantas precisam de bastante luz, então o melhor lugar para colocá-las é perto de alguma janela que receba iluminação direta do sol. Caso você queira colocar o terrário em algum lugar da casa com menos luz, é preciso fazer um revezamento: uma semana perto do sol e outra longe, por exemplo.

Quer mais desconto para comprar suas ferramentas?