Como funciona a balanceadora de rodas?

Saiba como e quando realizar o serviço de balanceamento das rodas dos veículos

A manutenção é fundamental para manter os veículos em pleno funcionamento. Uma dessas formas de manutenção é o balanceamento, uma função desempenhada pela balanceadora de rodas. Conheça tudo sobre o equipamento e como usar!

Como funciona a balanceadora de rodas?

balanceadora de rodas

Esse equipamento, presente em muitas oficinas, é responsável pelo balanceamento. Esse procedimento consiste em equilibrar o conjunto do pneu e das rodas, de modo que o veículo fique alinhado perfeitamente para rodar.

O balanceamento é feito usando contrapesos, ou seja, pequenas peças que auxiliam na hora de equiparar a massa total dos eixos e lados do conjunto das rodas.

Quando usar a balanceadora de rodas?

O balanceamento deve ser feito com uma frequência de 6 meses. Outro bom indicador é quando o veículo chega a 10 mil quilômetros rodados. 

Ah, e toda vez que os pneus forem trocados, é importante fazer o balanceamento.

Alguns sintomas que indicam a necessidade de fazer o balanceamento são as vibrações no volante ou qualquer anormalidade identificada pelo motorista.

Como fazer balanceamento de rodas?

O equipamento não é difícil de usar para quem já está acostumado com a manutenção de veículos.

Cheque sempre as condições gerais das rodas e pneus antes de começar o procedimento.

Posicione corretamente a roda no equipamento e abaixe a tampa para fazer a leitura. O painel mostrará qual é a quantidade de contrapeso em gramas necessária.

Ah, não esqueça de garantir que o contrapeso é adequado para o tipo de roda. Coloque os pesos dos dois lados do pneu.

Se tudo estiver certo, o painel será zerado. Pronto! É só repetir o procedimento com as outras rodas.

Como escolher balanceadora de rodas?

Antes de comprar a balanceadora, confira qual a capacidade do modelo, checando as polegadas de rodas. Um exemplo são as máquinas para utilitários, que atendem rodas de 10 até 24 polegadas. Também veja a capacidade total em quilogramas.

Existe uma série de acessórios que normalmente já vêm com a máquina: o alicate de balanceamento, um conjunto de cones e um compasso. Escolha pensando nos acessórios que você vai precisar.

Confira todas as opções de balanceadora de roda e muitos outros equipamentos para oficina no site da Ferramentas Kennedy!

Sugestões da categoria

mais ofertas