Como funciona uma pistola de pintura?

836 30/12/2019

Como funciona uma pistola de pintura?

Ferramenta é fundamental em indústrias automobilísticas, siderúrgicas e diversas outras. Entenda um pouco mais sobre seu funcionamento

Pistolas de pintura são ferramentas fundamentais em diversas áreas, seja na funilaria automotiva, pintura industrial, construção civil, entre outras. Práticas e fáceis de usar, essas ferramentas normalmente funcionam com o auxílio de compressores de ar, que, quando acionados, fazem com que a tinta vá até a superfície desejada.

Como funcionam?

As pistolas de pintura fazem seu trabalho através de uma técnica chamada pulverização, na qual o equipamento pulveriza através do ar um revestimento, seja tinta, verniz ou outro material, em uma superfície escolhida. Elas geralmente possuem bicos intercambiáveis, o que permite alterações no padrão de pulverização, garantindo um trabalho mais completo e detalhado.

Tipos de pistola

Existem pistolas que não precisam de um compressor para realizar o trabalho - são as chamadas pistolas airless. Entre as pistolas com compressor, há três tipos mais comuns: as pistolas convencionais, as de baixo volume e baixa pressão (LVLP) e as de alto volume e baixa pressão (HVLP):

Convencionais: utilizam maior pressão de ar e levantam bastante névoa de pintura

LVLP: trabalham com baixo volume de ar, exigindo menos pressão. Isso as torna mais eficientes e econômicas. Por isso, possuem preço mais elevado.

HPLV: precisam de mais ar comprimido para funcionar. São menos eficientes que as LVPV, mas mais do que as convencionais. Possuem preços mais em conta.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as pistolas de pintura, navegue no site da Ferramentas Kennedy e encontre aquela que mais combina com você e seu trabalho!

 

Sugestões da categoria

Mais itens

Quer mais desconto para comprar suas ferramentas?