Como funciona uma pistola de pintura?

Essa ferramenta é usada na indústria automobilística e siderúrgica. Entenda mais sobre seu funcionamento

A pistola de pintura é uma ferramenta fundamental em diversas áreas, seja na funilaria automotiva, pintura industrial, construção civil, entre outras. Práticas e fáceis de usar, essas ferramentas funcionam de forma bem simples, mas seu uso deve ser feito por um profissional preparado. Confira mais sobre a pistola de pintura!

O que é a pistola de pintura?

pistola de pintura

A pistola de pintura, ou pistola para pintura, é uma máquina que serve para pintar por pulverização.

A versão mais conhecida da pistola de pintura é alimentada por ar comprimido, ou seja, depende de um compressor de ar para funcionar. 

Existem também as pistolas que têm um compressor de ar embutido, e as que não precisam de um compressor para realizar o trabalho - são as chamadas pistolas airless, que funcionam com energia elétrica.

Tipos de pistola

Entre as pistolas com compressor, há três tipos mais comuns: as pistolas convencionais, as de baixo volume e baixa pressão (LVLP) e as de alto volume e baixa pressão (HVLP). Confira detalhes sobre cada uma!

  • Convencionais: utilizam maior pressão de ar e levantam bastante névoa de pintura;

  • LVLP: trabalham com baixo volume de ar, exigindo menos pressão. Isso as torna mais eficientes e econômicas. Por isso, possuem preço mais elevado;

  • HVLP: precisam de mais ar comprimido para funcionar. São menos eficientes que as LVLP, mas mais do que as convencionais, e possuem preços mais em conta.

O compressor de ar utilizado deve também ser levado em conta na hora de escolher o tipo. Para pistola que exige menos pressão (LVLP), use um compressor de baixa pressão com reservatórios pequenos. No caso da pistola HVLP, que precisa de mais ar, use um compressor com reservatório de maior capacidade.

Vantagens da pistola de pintura

Justamente por usar a pulverização de tinta, a pistola proporciona um tipo de pintura mais profissional, que espalha a tinta de forma uniforme.

Além disso, ela é uma ferramenta  econômica, dispersando somente a tinta necessária para a pintura.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Como funciona a pistola de pintura?

A técnica de pulverização nas pistolas de pintura é a chave do seu funcionamento.

Para pintar, o equipamento puxa ar comprimido para mover para fora o que estiver no compartimento, ou seja, a tinta ou o verniz.

Ao acionar o gatilho, esse material é disparado para fora, pulverizando toda a superfície.

As pistolas geralmente possuem bicos intercambiáveis, o que permite alterações no padrão de pulverização, garantindo um trabalho mais completo e detalhado.

Leia também: Onde utilizar a pistola de pintura

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as pistolas de pintura, acesse o site da Ferramentas Kennedy para escolher a que mais combina com você e seu trabalho! São vários modelos disponíveis.