Como guardar os enfeites de Natal corretamente

1488 06/01/2021

Como guardar os enfeites de Natal corretamente

As decorações de fim de ano são reutilizáveis e, quando bem guardadas, duram bastante tempo

Agora que o fim de ano já passou, uma nova tarefa aparece: é a hora de guardar os enfeites de Natal. A decoração temática desta época do ano enche as casas de cor e alegria, entretanto, ela é utilizada apenas nesse período. Você sabia que o armazenamento correto faz com que ela dure mais tempo? É o que você confere nesse material da Ferramentas Kennedy!

Organização interna

Guardar decorações, enfeites e fios pode ser uma tarefa difícil principalmente porque é difícil organizar esses materiais.

Os enfeites de Natal são usados somente no final do ano, e por isso podem ser guardados em lugares menos acessíveis e, se você não tiver muitos itens, pode até usar uma caixa só para todos eles.

O segredo, no entanto, está na organização interna! Mesmo que a caixa fique em um canto debaixo da cama, na garagem, ou onde for, por dentro ela precisa estar com separações e bem identificada. Assim, as peças não sofrerão danos e serão encontradas mais facilmente no próximo período de uso. 

Aposte em caixas pequenas (se possível as originais de cada item) e bem resistentes. Você pode até fazer suas próprias caixas de madeira ou papelão, ou ainda optar por caixas ou maletas organizadoras.

Leia também: Como fazer um baú de madeira

Identificação

Para se lembrar de onde estão as bolinhas, a estrela e os itens do presépio, é importante etiquetar as caixas e embalagens internas. Use uma caneta piloto e pequenos pedaços de papel. Se preferir escreva direto na embalagem. Assim, fica mais fácil organizar.

Cuidados especiais

Lembre-se que alguns itens são mais frágeis do que outros. Por isso, conte com essas dicas especiais!

No caso dos presépios, feitos de gesso ou outros materiais quebráveis, a melhor ideia é enrolar bem em papel jornal, plástico bolha ou semelhante.

Para as luzes de Natal, uma boa dica é utilizar um pequeno pedaço de cano (pode ser o rolo do papel toalha) para enrolar os fios. Assim, é menor a possibilidade dos fios se enroscarem. Não esqueça que as lâmpadas são pequenas e frágeis! É aconselhável que depois de enrolados, o pisca-pisca seja guardado em um saco plástico com fechamento hermético.

As bolinhas de Natal podem ser de diversos materiais e existem algumas mais resistentes que outras. Na dúvida, use as embalagens originais ou coloque-as em tubos de bolas de tênis, copos ou caixas de sapato. 

A árvore é outro item que precisa de bons cuidados. Depois de desmontada, a melhor ideia para mantê-la protegida é envolvê-la em uma boa camada de plástico bolha e fita adesiva.

 

Gostou das dicas? Aproveite e confira no site da Ferramentas Kennedy todos os materiais e ferramentas que vão te ajudar nos cuidados com a casa, mantendo tudo organizado!