Como limpar e conservar suas ferramentas?

Como Limpar e Conservar Suas Ferramentas: Garantindo Longevidade e Desempenho Superior

Todo tipo de profissional e hobbysta tem uma grande questão em comum, ambos contam com a eficiência e durabilidade de seus equipamentos. Entretanto, existem maneiras de praticar essa durabilidade e estimular que as peças tenham mais utilidade por muito tempo.

Ferramentas enferrujadas antigas

Para tanto, neste artigo, vamos te contar o passo a passo de como limpá-las, citando os melhores produtos e como aplicar cada um. Por isso, continue a leitura e entenda tudo o que você pode fazer para conservar seus equipamentos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Limpeza regular das ferramentas

A limpeza regular das ferramentas mantém sua eficiência e aumenta a vida útil. Pensando nisso, esse post de blog traz as principais dicas para você limpar os diferentes tipos de ferramentas. Antes de tudo, recomendamos que os itens devem estar desconectados da fonte de energia para limpá-los.

Como limpar ferramentas?

A primeira e mais importante regra para manter seus equipamentos em boas condições é garantir que sejam limpas com certa frequência. Para isso, após cada uso, retire toda a sujeira, graxa ou resíduo das peças manuais como martelos, chaves de fenda, alicates, etc.

Mãos masculinas adultas usando um pano para limpar ferramentas

 

Para esse tipo de limpeza, usar um pano seco já é suficiente para a maioria dos modelos. Porém, se houver sujeira ou graxa difícil de sair, considere usar um pano umedecido com uma solução de detergente suave para não danificar o acessório.

Como limpar ferramentas manuais

Existem duas formas de realizar a limpeza de peças manuais. A primeira se refere a uma limpeza a seco, na qual um pano sem estar úmido, é suficiente para limpar sujeira superficial. Já a segunda, trata-se da limpeza com Óleo ou Desengraxante, indicada para manchas mais pesadas ou ferrugem. Nesse caso, indicamos o uso do WD-40 aplicado diretamente na mancha, esfregando com um pano.

Como limpar ferramentas elétricas

Use um pano seco para limpar a sujeira superficial e um pincel pequeno ou um compressor de ar para limpar áreas de difícil acesso. Portanto, evite o uso de água ou produtos químicos líquidos, pois isso pode danificar os componentes elétricos, como furadeiras, serras elétricas e etc.

Para ferramentas elétricas, é recomendável seguir as instruções de manutenção fornecidas pelo fabricante. Isso pode incluir a lubrificação de componentes móveis ou a substituição de peças desgastadas.

Lubrificação

A lubrificação regular das ferramentas contribui para o seu desempenho e previne a corrosão. Use um lubrificante de qualidade, como o WD-40 Multi-Use Product, nas partes móveis de ferramentas como alicates, tesouras e serras. Apenas uma pequena quantidade é suficiente para criar uma camada protetora e manter a ferramenta funcionando sem problemas.

Como limpar ferramentas enferrujadas

Para ferramentas com sujeira incrustada ou enferrujadas, uma limpeza mais profunda pode ser necessária. Nesse caso, há um produto de limpeza de ferramentas, o WD-40 Specialist Machine & Engine Degreaser, que é eficaz na remoção de graxa, óleo e sujeira dura.

Peça sendo lubrificada com óleo

Para usá-lo basta borrifar o produto nas ferramentas, deixar agir por alguns minutos e, em seguida, enxaguar com água. Entretanto, se a mancha permanecer, mergulhe a ferramenta na solução até que a ferrugem saia por completo.

Proteção contra ferrugem

Nada mais incômodo nesse cenário, do que sua ferramenta preferida começa a enferrujar. Mas para evitar que isso aconteça, temos dicas importantes para você fazer a partir de agora e conservar seus equipamentos. Para isso, aplique uma fina camada de óleo lubrificante ou vaselina em ferramentas de metal após a limpeza. Os produtos da linha WD-40 são ótimos para esse propósito.

Secagem adequada

Ainda sobre prevenção à ferrugem, secar suas ferramentas após a limpeza é uma tarefa crucial. Por isso, nunca guarde suas ferramentas quando estiverem molhadas. Além disso, use sempre um pano seco para tirar o excesso de água, e deixe-as em um lugar sem umidade até que estejam completamente secas.

Armazenamento adequado

É fundamental que você tenha locais secos e protegidos da umidade para guardar suas peças. Por isso, o uso de caixas de ferramentas, painéis perfurados ou gavetas com divisórias pode ajudar a manter suas ferramentas organizadas e protegidas. Portanto, não pense duas vezes na hora de investir em uma boa caixa de ferramentas de alta qualidade.

Manutenção Regular

Em síntese, a melhor maneira de manter suas ferramentas em boas condições é cuidar delas com frequência. Nesse sentido, com a limpeza certa e a manutenção regular, suas ferramentas podem durar por muitos anos, economizando dinheiro e tempo a longo prazo.

Escolhendo ferramentas em um carrinho para ferramentas

Manter seus equipamentos limpos e bem conservados não requer muito tempo ou esforço, mas os benefícios são imensos. Ao seguir estas dicas, suas ferramentas estarão prontas para o trabalho eficiente por muitos anos. Para mais dicas sobre ferramentas, não deixe de acompanhar nosso blog.