Como remover um parafuso espanado?

Conheça as técnicas que vão ajudar você a resolver este problema!

Um parafuso com uma cabeça espanada pode trazer uma grande dor de cabeça, afinal, quando isso acontece, parece ser impossível retirar o parafuso. Mas existem algumas técnicas que podem te ajudar. Confira nossas dicas de como solucionar esse problema!

O que é um parafuso espanado?

O parafuso é chamado de espanado quando a cabeça do parafuso perde a aderência, ficando totalmente gasta e impedindo que qualquer chave se afixe no buraquinho. Assim, fica impossível desparafusar.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Como tirar parafuso espanado? 

Confira os 5 métodos!

1. Use um elástico

elástico

Antes de perder a cabeça, faça o seguinte: coloque um elástico sobre o parafuso, insira com firmeza a ponta da sua chave de fenda ou philips e tente desrosquear o parafuso lentamente.
Se não encontrar um elástico, substitua-o por um pouco de lã de aço ou até mesmo por um pedaço da superfície áspera da esponja de cozinha.

2. Utilize seu alicate

alicate

Se o parafuso espanado não estiver totalmente "enterrado", você pode retirá-lo com a ajuda de um alicate. Procure por um ponto de contato forte, pressione o alicate com firmeza e gire o parafuso até que ele seja completamente removido.

3. Troque de chave

chave fenda

Caso o parafuso espanado tenha a cabeça do tipo phillips, é possível tentar removê-lo utilizando uma chave de fenda lisa. Introduza a ferramenta na cabeça do parafuso e gire com força. Para aumentar sua chance de sucesso, combine essa estratégia com o método do elástico.

4. Martelo também pode ajudar

martelo

Com um martelo, bata a chave de fenda ou phillips diretamente na cabeça do parafuso. Este movimento pode garantir a aderência que você precisa para girar o parafuso espanado e removê-lo.

5. Use um Extrator de Parafuso

extrator de parafuso

Um bom método é utilizar o extrator de parafuso. Essa ferramenta manual é voltada para remover parafusos quebrados, mas também é útil para os parafusos espanados.

Com uma furadeira, faça um furo no parafuso espanado para inserir o extrator e remover o parafuso.

Mas atenção, utilize uma broca própria para metais e tome cuidado para não exagerar na perfuração. Caso contrário, a cabeça do parafuso pode não suportar e quebrar, piorando ainda mais o seu problema.

Gostou das dicas que separamos para você? Acesse o site da Ferramentas Kennedy e adquira todas as ferramentas que você precisa.