Como se livrar de infiltrações?

1316 07/08/2019

Como se livrar de infiltrações?

A melhor maneira de evitar infiltrações é prevenir, mas caso não seja possível, nem tudo está perdido (Imagem: Decoralita)


As infiltrações são o pesadelo de muito proprietários de casas, apartamentos ou imóveis comerciais. Além de terem uma aparência feia, as infiltrações em paredes, pisos e até no teto dos imóveis podem comprometer toda a estrutura e forçar gastos altos com reparos.

Muita gente acredita que infiltrações só podem ser resolvidas na raiz do problema, durante a fase de construção. Esse pensamento tem bastante sentido: a impermeabilização do imóvel durante a obra custa pouco e evita problemas no futuro. Porém, não é impossível resolver de uma vez por todas infiltrações que surgem depois que o imóvel está concluído: é mais trabalhoso e custoso, mas não impossível.

Veja abaixo como resolver o problema, seja antes ou depois da conclusão da obra:

Impermeabilize durante a obra

Essa é a maior dica que pode ser dada sobre impermeabilização e infiltrações. Estima-se que impermeabilizar o imóvel durante a obra custa cerca de 2% do valor total, enquanto reparos posteriores, depois que o estrago está feito, chegam a custar até 10%.

A melhor solução é adicionar aditivos impermeabilizantes no reboco da obra. Dessa forma, ele passa a ter propriedades impermeabilizantes. Para paredes externas, use tinta impermeabilizante para evitar infiltrações. 

É fundamental também impermeabilizar os baldrames, as vigas que ficam em contato direto com o solo e se conectam às paredes. Isso deve ser feito com tinta asfáltica. Assim como nos outros tipos de impermeabilização, essa deve ser feita com a superfície limpa e sem buracos. Nas lajes, que ficam em contato direto com a chuva e outros fenômenos da natureza, a impermeabilização também deve ser feita com materiais asfálticos, como a manta asfáltica, ou com outros materiais específicos, como o poliéster flexível.

Contenção de danos

Caso a impermeabilização não seja feita durante a obra - ou seja feita de maneira errada ou com materiais de má qualidade, lidar com os problemas mais tarde dará muitas dores de cabeça. Normalmente, é preciso remover a pintura, a argamassa e a massa corrida em uma área de até 30cm acima da marca de umidade - isso se a parede ou o local da infiltração já não for caso perdido.

Depois, é preciso selar qualquer buraco ou fissura, para garantir que a água não passe mais por ali, e só então fazer o revestimento da parede, aplicando o produto impermeabilizante de preferência, para depois voltar a cobrir o local com argamassa e tinta. 

Só uma coisa é certa: independentemente do momento que você precise, seja na obra ou depois dela, visite o site da Ferramentas Kennedy para encontrar os melhores produtos impermeabilizantes do mercado!

 

Sugestões da categoria

mais ofertas