Como tirar ferrugem de ferramentas?

A ferrugem é um grande problema, mas não é o fim do mundo! Veja como se livrar dela

Ferramentas sempre correm o risco de enferrujar. Com qualquer descuido, a ferrugem toma conta e pode arruinar as peças. Mas uma ferramenta enferrujada não significa uma ferramenta para se jogar fora. A Ferramentas Kennedy separou algumas dicas para limpar suas ferramentas e deixá-las novas para o uso. Confira!

Como tirar ferrugem de ferramentas?

Existem algumas maneiras de remover a ferrugem das ferramentas, com limpeza e também utilizando produtos próprios. Confira as principais:

Soluções caseiras - é possível retirar a ferrugem com alguns produtos caseiros, que incluem o vinagre branco, sal e limão, refrigerante de cola e bicarbonato de sódio. Estes produtos são eficientes e podem ajudar. O único ponto negativo é que eles não fornecem uma proteção prolongada para as suas ferramentas

Produtos específicos - para ter essa proteção, é preciso investir em produtos feitos especificamente para esse fim. É o caso dos removedores de ferrugem e dos condicionadores de metais. A vantagem de usar estes produtos é que, além de remover a ferrugem, eles agem sobre as ferramentas criando uma camada de proteção, um processo conhecido como fosfatização.

A fosfatização protege a ferramenta contra a corrosão, criando uma camada de cristais sobre o metal.

Como prevenir a ferrugem em ferramentas?

O mais recomendado, porém, é prevenir-se da ferrugem. Para isso, é importante saber que as ferramentas não enferrujam apenas quando são expostas a lugares úmidos ou à chuva. Elas podem enferrujar também quando são guardadas sem a limpeza adequada, uma vez que os resíduos que permanecem nelas podem reter a umidade.

Portanto, faça a limpeza das ferramentas depois do uso e guarde-as em locais arejados. Uma boa opção é fazer um painel de ferramentas, em um espaço que seja livre de umidade e não receba sol diretamente.

Aproveite para ler: Como fazer a limpeza das suas ferramentas

A Ferramentas Kennedy possui os melhores removedores de ferrugem do mercado. Navegue em nosso site e confira!

Sugestões da categoria

mais ofertas