Como transformar um barril de óleo em mesa para sua oficina

309 12/07/2022

Como transformar um barril de óleo em mesa para sua oficina

Essas peças podem ser facilmente reformadas e transformadas em mesas estilosas. 

Que tal dar um toque diferente à decoração da sua oficina reutilizando tambores de óleo vazios? Em apenas alguns passos, o barril pode ser usado de diferentes maneiras. Confira: 

O barril de óleo 

Os barris são geralmente feitos de aço com nervuras na superfície externa para aumentar a rigidez e auxiliar no rolamento. A tampa do tambor pode ser removível ou fixa (soldada).  

Usado para transportar óleo, combustível e substâncias líquidas, esta peça cilíndrica pode ser transformada em item para decoração de oficinas, salas, quintais, escritórios e muito mais. 

Transforme o barril de óleo vazio 

  • Decore com a logo de alguma marca 

Tendencia de decoração, personalizar o tonel com a logo de uma marca traz ao espaço uma peça estilosa com aspecto industrial. 

  • Utilize como mesa de canto 

Outra maneira de usar barris de óleo é como mesa de canto para apoiar plantas, luminárias, fazer espaços para café, etc. Basta limpá-lo, aplicar uma ou duas demãos de primer e pintar como desejar. Finalize a peça com verniz. 

  • Crie uma mesa com tampo 

Mais do que uma peça decorativa, o barril também pode ser usado como mesa. 

Você vai precisar de: 

Passo 1: Primeiro remova a ferrugem do tambor, use uma lixadeira de polimento para fazer esse processo até que todas as imperfeições sejam removidas. A esmerilhadeira pode ser usada, mas por ser menor, é um trabalho mais demorado. 

Passo 2: Quando perceber que a superfície está uniforme, lave o barril para remover toda a sujeira e poeira. Em seguida, espere secar completamente. 

Passo 3: Aplique duas demãos de primer no barril para protegê-lo da corrosão e deixá-lo pronto para receber a tinta. Use levemente uma lixa entre as demãos para evitar a formação de grumos do produto. 

Passo 4: Aplique duas demãos de tinta preta ou da cor desejada. Se você optar por usar tinta spray, certifique-se de manter uma distância de 20 cm para evitar que a tinta escorra. Por fim, aplique uma camada de verniz. 

Passo 5: Personalize. Depois que a tinta estiver seca, você pode decorar com adesivos personalizados com seu tema favorito e experimentar diferentes pinturas. 

Passo 6: Para fazer a base do tampo da mesa, com o auxílio de uma fita métrica ou trena, faça as medidas para cortar a madeira de pallet, com a serra, no tamanho desejado. 

Passo 7: Lixe e envernize o tampo cortado e fixe com ajuda de pregos e martelo. A superfície pode ser coberta com espelho, tecido ou outro material. 

O que achou das nossas dicas? Acesse o site da Ferramentas Kennedy para comprar os materiais e outras ferramentas de reparação. Se fizer, envie uma foto do seu barril personalizado em nossas redes sociais, queremos ver as suas criações!