Como usar o WD-40 para limpar e lubrificar a arma de fogo

54880 15/09/2020

Como usar o WD-40 para limpar e lubrificar a arma de fogo

Óleo facilita na manutenção do armamento por combinar limpeza e lubrificação em um só produto!

Você que é policial, membro das forças armadas ou colecionador, sabe da importância de manter a arma de fogo bem cuidada, certo? Mas você sabia que o WD-40 pode te ajudar nesta tarefa? Confira o conteúdo que a Ferramentas Kennedy preparou a seguir e saiba mais!

Por que limpar a arma de fogo?

A limpeza do armamento é fundamental para garantir que ele esteja sempre pronto para uso. Além disso, manter a arma limpa e bem lubrificada prolonga sua vida útil. Este último fator é fundamental em casos de armas que são peças de herança familiar.

O óleo lubrificante protege a arma contra a ferrugem e também contra a ação dos gases que ficam no armamento depois dos disparos.

Materiais necessários

Para limpar sua arma de fogo você precisará de alguns itens básicos além do seu óleo WD-40, confira abaixo:

  • Um pano grande branco;

  • Dois panos para limpeza;

  • Lata de WD-40;

  • Escova de dentes;

  • Papel toalha;

  • Vareta específica para limpeza da arma.

Retire todas as munições

Antes de começar a limpar sua arma, remova todas as munições. Certifique-se de retirar além do pente, a munição que pode já estar dentro da câmara. Em seguida, separe a munição removida para iniciar a limpeza com segurança.

Desmonte a arma de fogo

A desmontagem da arma varia de acordo com o seu modelo, portanto em caso de dúvidas, busque assistência especializada e não tente fazer o desmonte por si só.

Limpeza da arma

Use o WD-40 diretamente nas peças para retirar a camada de pólvora que fica acumulada no armamento. Em seguida, escove as partes do armamento para remover as impurezas. Com um pano, retire o excesso de óleo e o restante da sujeira.

Para limpar o interior do cano da arma, aplique um pouco de WD-40 e passe a vareta de limpeza para retirar a sujeira acumulada. Além disso, limpe a mola com ajuda do óleo e uma escova de dentes.

Não se esqueça de limpar todas as partes da arma, desde a armação até o ferrolho, sempre aplicando o WD-40 primeiro, escovando a região em seguida e logo depois passando um pano seco.

Lubrificação da arma de fogo

Antes de iniciar esta etapa, é importante secar o cano da arma com a ajuda do papel toalha e a vareta de limpeza da sua arma. Em seguida, aplique o WD-40 no ferrolho, na parte de fora do cano e na armação da arma. Lembre-se de remover o excesso do óleo com a ajuda do papel toalha.

Pronto, agora é só remontar sua arma e armazená-la em um local seguro e protegido.


 

Gostou do conteúdo que preparamos para você? Então fique ligado no blog da Ferramentas Kennedy e confira mais temas do seu interesse!