Como usar um calibrador da maneira correta

20822 01/01/2019

Como usar um calibrador da maneira correta

Além de proporcionar maior vida útil aos pneus, a calibragem correta garante a segurança do motorista e maior economia de combustível. Confira! 

Calibrar os pneus do carro faz, ou ao menos deveria fazer, parte do seu cotidiano sobre rodas. Isso porque, além de garantir a pressão ideal que garante a segurança para dirigir, o ato também contribui para a economia de combustível.  

E se você é daquelas pessoas que pede para um parente ou amigo ir calibrar o seu carro, não se preocupe. Confira o material que preparamos abaixo e aprenda de uma vez por todas a utilizar o calibrador de pneus! 

Como funciona o calibrador de pneus? 

Antes de mais nada, é preciso saber como funciona um calibrador digital para entender as supostas diferenças de leitura e pressão. 

Nos calibradores comuns, a mangueira não fica com pressão, por uma questão de segurança. Há apenas um diafragma no interior do aparelho que abre e fecha, permitindo ou não a passagem de ar e quando em desuso, a pressão interna se equivale a externa, ou seja, zero. 

Quando colocamos o bico da mangueira na válvula do pneu, o ar interno sai do pneu para a mangueira, que agora sim fica pressurizada. A leitura dessa pressão é feita no aparelho, comparando a pressão programada com a da mangueira. 

Quando fica constatada uma pressão menor na mangueira, o ar passa, através do diafragma, para o interior do pneu. Mas se a pressão na mangueira for maior, o ar não passa e o aparelho libera ar, aí sim baixa a pressão no pneu.  

No entanto, se a pressão do pneu está baixa, cabe ao calibrador equalizar até atingir o nível programado. Isso faz com que o aparelho emita um sinal sonoro confirmado que a pressão de ambos, mangueira e pneu são as mesmas. 

Como descobrir a pressão ideal dos pneus? 

Para saber qual a pressão certa para calibrar os pneus do seu carro, basta conferir o manual do veículo. Além disso, essa informação também costuma aparecer em adesivos colocados pelo fabricante na coluna central das portas do carro. 

Como usar o calibrador de pneus do jeito certo?  

Antes de mais nada é importante saber que a calibragem deve ser feita com os pneus ainda frios. Portanto, é recomendado que você se dirija ao posto mais próximo de sua residência.  

Depois de estacionar em frente ao calibrador, confira a pressão ideal para os pneus do seu carro e siga os passos abaixo: 

  • Digite o número certo para o seu pneu no visor do calibrador; 
  • Retire a tampa da válvula do pneu; 
  • Aperte a trava na ponta do calibrador (quando existir); 
  • Encaixe a mangueirinha na válvula; 
  • Espere o apito do equipamento que indica a pressão ideal;  
  • Coloque a tampa da válvula de volta no pneu; 
  • Organize a mangueira no equipamento de calibragem. 

Além disso, lembre-se de calibrar o estepe com uma pressão de até 5 psi acima dos demais pneus.  

Pronto, seu possante está calibrado e pronto para rodar com segurança por aí. 

Agora que você já sabe como usar o calibrador de pneus da maneira correta, aproveite para conferir outros conteúdos do seu interesse no Blog da Ferramentas Kennedy!

 

Sugestões da categoria

mais ofertas