Como usar um compressor de ar: confira dicas

Além de conhecer as aplicações, é importante entender as particularidades desse equipamento

Os compressores de ar são utilizados em diversas indústrias. Seja para pintar, calibrar pneus ou mesmo para utilizar em consultórios odontológicos, esses equipamentos são muito úteis. Neste conteúdo da Ferramentas Kennedy, confira algumas dicas para usar um compressor de ar!

Para que serve o compressor de ar?

O compressor de ar é um equipamento que produz energia pneumática, ou seja, a energia obtida do ar comprimido. 

Isso se dá porque o compressor recebe energia elétrica ou de combustíveis como o diesel para gerar energia mecânica. Essa energia do movimento é utilizada para comprimir o ar, utilizando pressão. 

O ar comprimido, por sua vez, fica estocado no compressor e é utilizado em diversas indústrias como uma fonte de energia pneumática.

Conheça todas as partes do compressor


O compressor tem várias partes, dependendo do seu tipo - elétrico ou movido à combustível.

Um compressor tem no seu topo, junto do motor, uma entrada de ar, onde fica também um filtro.

Além disso, há um medidor de nível do óleo e também a entrada do óleo lubrificante, que ficam no cabeçote. No caso dos movidos à diesel, há ainda o medidor de nível de água do radiador.

Abaixo, há o reservatório de ar (cada compressor tem capacidades diferentes). Outra particularidade é a chave de partida (podendo ser também o botão de liga e desliga), dependendo do tipo de compressor.

É comum ter dois itens que parecem relógios, os manômetros, que são medidores de pressão. Um manômetro mostra a pressão interna do reservatório e o outro que mostra a pressão de saída do ar - essa é regulada por uma rosca, para definir a pressão correta para cada ferramenta. 

A saída de ar pode ser um pino macho ou pino fêmea. É nesse espaço que se rosqueia a mangueira de ar, que por sua vez é conectada na ferramenta a ser utilizada.

A última parte, e uma das mais importantes, é uma válvula purgadora que fica logo abaixo do reservatório. É ela que é responsável pela sangria do compressor, a eliminação da água condensada no equipamento.

Como utilizar?

Agora que você já conhece todas as partes do compressor, é hora de usar. 

Além de ligar na tomada, caso seja elétrico, ou inserir o diesel, caso seja à combustível, o compressor precisa estar com todas as partes em ordem antes do uso. 

Não esqueça de inserir o óleo lubrificante na quantidade indicada no manual. Além disso, cheque o nível de óleo também. 

Dicas especiais

Confira algumas dicas e cuidados na hora de usar o compressor de ar:

  • Use o compressor em um ambiente nivelado, porque a lubrificação de óleo depende disso;

  • Posicione o compressor distante da parede para permitir a ventilação;

  • Fique atento ao filtro de ar, fazendo a limpeza pelo menos 3 vezes por semana;

  • Preste atenção nos manômetros, para garantir que estejam medindo adequadamente;

  • Nunca se esqueça de fazer a sangria do compressor após o uso.


Agora que você já é um expert em compressor de ar, confira no site da Ferramentas Kennedy toda nossa linha de compressores, de diversos tamanhos e marcas!