Compressor de ar: para que serve?

Conheça as funções deste equipamento tão utilizado

Os compressores de ar possuem grande importância dentro de uma oficina, funilaria, serralheria ou borracharia. Também são úteis em consultórios odontológicos e até na casa ou na garagem. 

Com tantos usos, conheça mais sobre o compressor e para que esse equipamento serve!

O que é um compressor de ar?

compressor de ar

O compressor de ar é um equipamento que gera e armazena ar comprimido, que é a principal fonte de energia pneumática, utilizada em diversos tipos de equipamentos.

O equipamento pode ser abastecido com energia elétrica ou de combustão.

Para que serve o compressor de ar?

Como fonte de ar comprimido, o compressor de ar tem diversas aplicações: toda ferramenta pneumática depende de um compressor de ar para funcionar. Confira os principais usos!

Pintura

pistola de pintura

O compressor é amplamente utilizado com pistolas de pintura, tanto na pintura de paredes quanto na pintura industrial e também de automóveis.

Calibragem e enchimento

calibrador de pneus

O compressor pode ser utilizado com calibradores para encher pneus e outros itens.

Furação e aparafusamento

furadeira pneumática

É isso mesmo, existem modelos de furadeiras e parafusadeiras pneumáticas - ideais para serviços que precisam de velocidade.

Acabamento

lixadeira pneumática

Com lixadeiras pneumáticas, é possível lixar, desbastar e cortar móveis e peças de diversos materiais.

Odontologia

compressor odontológico

Um dos usos mais “inesperados” para o compressor é na odontologia. Diversas ferramentas usadas pelos dentistas (sugador, micromotor, caneta de rotação) funcionam com ar comprimido. Por isso, o compressor é necessário para esses ambientes - existe inclusive um compressor específico para consultórios odontológicos.

Vantagens do compressor de ar

A principal vantagem em usar compressores de ar em seu estabelecimento (seja oficina, borracharia, autocenter, funilaria, entre outros), é que o ar comprimido gerado pelo equipamento não emite poluentes que prejudicam o ambiente/local de trabalho e também é um meio de energia que não precisa ser trocado.

Definições importantes para compressores

Diversos números e dados podem confundir na hora de escolher um compressor para comprar.

Entenda mais sobre cada um deles:

Reservatório: é o cilindro onde o ar comprimido fica armazenado. Sua capacidade varia de acordo com o tipo do compressor. É ao reservatório que se referem informações como 20 litros, 40 litros etc. Quanto maior for o reservatório, maior será a capacidade do compressor em atingir uma pressão elevada.

PCM: representa a capacidade do compressor em dar vazão ao ar. Quanto mais PCM, mais robusto e “multiuso” é o compressor.

Potência: é definida a partir do tipo de compressor, pressão máxima, volume fornecido e tamanho do reservatório de ar. Também é um dado que quanto maior, mais serviço pesado ele suporta.

Dicas para comprar

No caso de uso profissional com pinturas mais simples e sem acabamentos esmerados, um compressor de 100L já é suficiente – porém, tudo depende da necessidade do seu estabelecimento. Isso porque, para pintura automotiva, o compressor de ar usado deve ser de alta produção (indica-se potência de 2 hp), reservatório com grande capacidade de armazenamento de ar e boa vazão.

Há também os modelos industriais que são comumente usados em construções, hospitais, consultórios odontológicos, indústrias farmacêuticas etc.

Por outro lado, para garantir melhor aproveitamento do compressor, é preciso ter alguns cuidados.

Cuidados na utilização de compressores de ar

Confira uma lista de cuidados para se tomar na hora de usar o seu compressor!

  • O compressor deve estar posicionado a pelo menos 30cm da parede, para facilitar a ventilação;

  • O equipamento precisa estar sempre nivelado, para que sua lubrificação não fique comprometida;

  • O ambiente de trabalho deve estar sempre limpo para que o ar produzido pelo compressor não fique contaminado;

  • Excesso de poeira pode fazer com que o filtro perca sua eficiência;

  • O filtro do compressor deve ser limpo três vezes por semana para evitar superaquecimento, assim como a tensão das correias e o funcionamento das válvulas, que devem ser verificadas semanalmente.

A Ferramentas Kennedy conta com uma grande linha de compressores de ar. Confira os modelos no site!

Sugestões da categoria

mais ofertas

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!