Conheça a história da ferramenta

Saiba como a ferramenta evoluiu da primeira pedra até hoje

As ferramentas fazem parte do nosso dia a dia e são amplamente usadas pelo homem ao longo da evolução da espécie. Confira neste post uma breve história da ferramenta!

A história da ferramenta

Os antropólogos afirmam que a ferramenta, ou a capacidade de desenvolvê-la, é uma das características mais importantes para a evolução da espécie humana.

Por isso, a história da ferramenta manual é também a nossa história enquanto humanidade. Conheça um pouco mais sobre ela!

A primeira ferramenta

Embora não seja possível precisar qual foi a primeira ferramenta da história, acredita-se que as primeiras ferramentas criadas pelos hominídeos datam de mais de 2,5 milhões de anos atrás.
O chamado Oldowan é conhecido como a primeira ferramenta, e era um pedaço de pedra lascada usado para corte de carne, quebrar crânios e também cortar lenha.

A evolução da ferramenta

Centenas de milhares de anos se passaram, e as ferramentas manuais foram evoluindo, de modo que as rochas foram sendo golpeadas até obter pontas.

Essas pedras pontudas foram sendo acopladas em cabos de madeira para constituir ferramentas mais fáceis de carregar e usar com as mãos.

Ferramentas de metal

No período Neolítico (que não por acaso é conhecido como idade da pedra polida), a fabricação de ferramentas teve uma grande evolução.

Foi nessa época que o homem dominou o uso dos metais, dessa forma podendo derreter cobre e, posteriormente, ferro, e formatá-los como pontas, lanças e outras ferramentas.

Com o tempo, essa técnica foi sendo aperfeiçoada e ferramentas mais próximas das que conhecemos hoje foram sendo obtidas - como martelos e pinças (antecessoras dos alicates).

A invenção do aço, uma liga de ferro com o carbono, melhorou ainda mais a resistência das ferramentas. Com a invenção da máquina a vapor na primeira revolução industrial, foi possível criar ferramentas movidas a combustível - inicialmente o vapor. Depois, combustíveis líquidos e também a eletricidade possibilitaram que hoje tenhamos motosserras e furadeiras.

A ferramenta hoje

A ferramenta foi fundamental na nossa evolução enquanto espécie, e ainda hoje diversas delas são criadas, modificadas e aprimoradas - desde ferramentas manuais até os equipamentos elétricos.

Enquanto as bases das ferramentas estão estabelecidas, as novas gerações de inventores criam itens com cada vez mais tecnologia embutida e visando a otimização do serviço.

E aí, gostou da história? Aproveite e conheça o site da Ferramentas Kennedy, o local dos verdadeiros apaixonados por ferramentas!

Sugestões da categoria

mais ofertas

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!