Conheça o verdadeiro nome das chaves manuais

Phillips, Torx e Allen também são chamados por outros nomes

Quando falamos em chaves manuais, lembramos de Phillips, Torx, Allen… Mas as chaves têm outros nomes. Conheça o verdadeiro nome dessas chaves manuais.

Qual o nome correto da chave Torx?

chave torx

Enquanto o nome “Torx” é registrado pela empresa Textron, o nome oficial desse padrão é Hexalobular. A norma ISO 10664 especifica o formato e dimensões básicas desse perfil para porcas e parafusos, assim como o seu método de verificação.

Esse tipo de chave é muito difundido na indústria, pois é mais eficiente em processos automatizados.

É um perfil de 6 pontas que forma uma estrela com os cantos arredondados (ou lóbulos). Por isso, o nome Hexalobular.

Características do padrão Hexalobular

Esse tipo de parafuso tem maior resistência à pressão aplicada graças ao seu formato de encaixe, que proporciona maior torque e menos fadiga e estresse dos pontos em que está sendo aplicada a força.

A chave Hexalobular é normalmente vendida em formato L.

Qual o nome correto da chave Phillips?

chave phillips

A chave Phillips é um nome para a chave de fenda cruzada, e este nome foi dado em homenagem a Henry F. Phillips (1890-1958), engenheiro e empresário americano de Portland que trouxe o conceito do design deste parafuso à indústria a partir de 1934.

Características do padrão fenda cruzada

Esse padrão é muito comum nos parafusos em geral, e é ideal para peças que exigem minúcia. 

O parafuso conta com a fenda projetada para fora, evitando assim que um aperto muito forte possa danificar o encaixe. A chave de fenda cruzada vem no formato padrão, com um cabo reforçado e a ponta.

Qual o nome correto da chave Allen?

chave allen

A chave Hexagonal é aquela amplamente conhecida por chave Allen. O industrial William G. Allen patenteou o design e a forma de produção desse item em 1910, por isso o nome.

A ideia de Allen veio da necessidade de criar um parafuso mais seguro do que o existente – que possuía uma forma quadrada. Este tipo de parafuso ficava preso nas roupas dos trabalhadores das fábricas, o que resultava em diversos acidentes.

Características do padrão Hexagonal

O formato de sua superfície é um polígono de seis lados, parecido com uma colmeia de abelhas. Esse perfil é usado para fixar ou soltar parafusos com sextavados internos. 

O tipo de chave Hexagonal mais conhecido apresenta o perfil do corpo em L, o que propicia o efeito de alavanca durante o aperto ou desaperto de parafusos.

Todas essas chaves, com diversos tamanhos e marcas, você encontra no site da Ferramentas Kennedy.

Sugestões da categoria

mais ofertas