Conheça todos os tipos de martelete!

Esta ferramenta amplamente usada na construção civil pode ter diversas funções

Martelete perfurador, rompedor, demolidor, rebarbador... Se você já ouviu falar em marteletes, sabe que existem muitos tipos e cada um tem uma função diferente na obra. Neste material da Ferramentas Kennedy conheça mais sobre cada tipo!

Como funciona um martelete?

Os marteletes podem ser pneumáticos ou elétricos e todos eles têm uma função básica: a demolição.

Seja para quebrar, perfurar ou de fato destruir as paredes, a melhor ferramenta é o martelete, que é prático e ágil nesses serviços. Mas, como você já sabe, existem muitos tipos de marteletes. Confira agora um pouco mais sobre cada um!

Martelete demolidor

Esse é um dos marteletes mais potentes. É o tipo adequado para a demolição em geral, servindo para lajes, pisos, vigas, asfaltos e concreto. 

O martelete demolidor normalmente é categorizado por seu peso. Quanto mais pesado, mais potente e melhor para demolir.

Martelete rompedor

Essa ferramenta serve para romper fundições, estaleiros, metalurgias e reformas. Também vai variar segundo sua potência e peso em kg, e suas versões mais parrudas podem ser aplicadas também em serviços pesados.

Martelete perfurador

Este é o martelete que é capaz de perfurar os mais diversos materiais: da madeira ao aço. Para isso, o martelete perfurador conta com o auxílio de brocas. Até mesmo concreto e pedra podem ser perfurados com essa ferramenta.

Martelete rebarbador

Esta é uma ferramenta que, diferentemente das outras, tem uma aplicação especializada. O martelete rebarbador é indicado para retirar pontos de solda e rebites, além de fazer cortes, remover tinta e também retirar ferrugem e outros materiais incrustados.

Qual escolher?

Como vimos, cada martelete tem sua função específica. Mesmo dentro de cada tipo, existem vários modelos com potências diferentes.

O ideal é optar pelos marteletes considerando a potência e o tamanho da obra e do serviço.

Profissionais que fazem demolições constantemente precisam de um rompedor e um demolidor com alta potência.

Para quem precisa apenas fazer furos mais profundos em diversos tipos de materiais, seja para reparos ou para auxiliar na demolição, pode optar por um perfurador mais simples. 

 

Tudo vai depender do seu uso. Na dúvida, dê uma olhada em todos os modelos no site da Ferramentas Kennedy!