Construções sustentáveis: entenda esse conceito

217 13/07/2022

Construções sustentáveis: entenda esse conceito

Indústria da construção opta por materiais menos prejudiciais ao meio ambiente 

Já ouviu falar em construção sustentável? Aplica no seu trabalho? É considerado o futuro da arquitetura para quem busca reduzir a geração de resíduos e utilizar materiais ecologicamente corretos para proteger o meio ambiente. 

Com isso em mente, explicaremos o conceito e a importância da construção sustentável e quais materiais podem ser utilizados.  

Continue lendo para saber mais sobre o assunto: 

O que é construção sustentável? 

Para que uma edificação seja verdadeiramente sustentável, os aspectos econômicos, ambientais e sociais devem estar alinhados.  

Portanto, construção sustentável refere-se a todos os processos e insumos ecológicos utilizados para criar um projeto (residencial ou comercial) com o objetivo de minimizar o impacto ambiental, evitar desperdícios e economizar energia. 

Inclui desde o tipo do terreno, implantação adequada, gestão de resíduos, seleção de materiais e seu reaproveitamento, até relacionamento com colaboradores, a comunidade e a natureza. 

É importante garantir que as ações sejam ambientalmente responsáveis para proporcionar uma boa qualidade de vida para as gerações presentes e futuras. 

5 materiais sustentáveis para você usar na obra 

São materiais feitos a partir de resíduos de construção, materiais naturais e elementos que não são poluentes ou tóxicos. Confira: 

  • Tijolo ecológico: sua sustentabilidade se deve ao processo de fabricação, pois os tijolos são moldados com prensa hidráulica, reduzindo a necessidade do uso de argamassa. Ao contrário dos tijolos tradicionais que passam por um processo de queima de materiais, como a madeira. 
  • Concreto reciclado: formado a partir de areia, brita, cimento e resíduos de construção. Assim, restos de tijolos, telhas e outros materiais são reaproveitados e adicionados à mistura, resultando em um produto sustentável. 
  • Tintas e materiais biodegradáveis: a substituição de materiais industrializados potencialmente tóxicos pelos naturais e biodegradáveis é importante para a sustentabilidade. Existem tintas, colas e solventes à base de elementos naturais, minerais ou vegetais, menos prejudiciais à saúde. 
  • Lâmpadas LED: o uso de luzes LED ajuda a reduzir consideravelmente o consumo de energia. É altamente eficiente, capaz de converter mais energia elétrica em luz e com durabilidade maior. 
  • Painéis Solares: placas que captam a luz solar e a convertem em eletricidade. Diminui a necessidade de uso de energia elétrica da rede pública. 

Existem várias alternativas para a construção sustentável. Seus benefícios envolvem a diminuição do desperdício de água, menos gastos, melhoria da qualidade de vida, conservação dos recursos naturais, preservação dos ecossistemas e redução do impacto ambiental. 

O que achou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Ferramentas Kennedy para mais conteúdos como esse!