Devo colocar um conector de porcelana no meu chuveiro?

Saiba quais são as vantagens e como usar essa peça no banheiro da sua casa

Para evitar que a hora do banho se torne fonte de estresse e ofereça riscos, a melhor opção é instalar um conector de porcelana no chuveiro. Saiba mais sobre esse tipo de instalação e entenda como é eficiente.

Chuveiro elétrico: a instalação demanda cuidados

Existem duas formas de conectar um chuveiro na rede elétrica: a emenda elétrica ou com um conector. O chuveiro, como sabemos, é um item que consome muita energia. Ele exige uma alta corrente e, por isso, não pode ser ligado em tomadas comuns em casa (que suportam corrente de 10A a 20A).

É necessário também, contar com o conhecimento profissional para evitar qualquer tipo de acidente elétrico. Por isso, uma conversa com quem entende do assunto pode contribuir e muito antes mesmo da instalação efetiva do chuveiro.

Devo fazer emenda elétrica para chuveiro? 

Antigamente, a principal forma de fazer a instalação era a perigosa emenda elétrica. Esse tipo de emenda de fios é perigosa e pode não suportar as cargas elétricas.

Esse tipo de instalação é arriscado porque a emenda não resiste ao aquecimento. A emenda pode derreter conforme os cabos de cobre esquentam durante a condução elétrica, e pode até pegar fogo. Por isso NÃO recomendamos fazer a emenda elétrica. 

A melhor opção nesse caso, é instalar um terminal de louça para chuveiro. Existem modelos de plástico e cerâmica, mas o melhor é o conector de porcelana, por ser de material mais resistente e dispensar o uso de fita isolante.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que é um conector para chuveiro 

É uma pequena peça que tem função essencial na instalação de um chuveiro. Sua ação é adaptar a corrente elétrica de uma casa para a corrente adequada do aparelho. Dessa forma, é possível evitar desde um perigoso curto circuito à queima desnecessária do aparelho.

O terminal de louça para chuveiro funciona também como uma emenda mais segura. Nesse sentido, o modelo de porcelana é ideal, pois, tem capacidade para suportar calor e dissipar melhor a energia. 

Quais são os tipos de conectores? 

Existem diversos tipos desses terminais de louça para chuveiro, entre eles os de plástico e porcelana. Dessa forma, o tipo ideal vai depender do seu uso, pois a capacidade entre eles é diferente, e por isso, é o fator que determina a melhor escolha.

Por que instalar um conector de porcelana?

conector de porcelana

Além da segurança, que é o fator mais importante, o terminal de louça para chuveiro garante também mais economia. Isso porquê, eles fazem com que o chuveiro tenha uma eficiência elétrica maior, gastando menos energia durante o uso. 

O ideal é identificar na embalagem ou no próprio conector qual é a amperagem suportada, o tamanho do fio (em milímetros) e a potência. Assim, você garante que ele será compatível com o seu chuveiro.

Pode ligar o chuveiro direto na Rede? 

A ligação direta de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibida. Isso porquê, um dos motivos que impedem essa ação é a grande potência elétrica exercida pelo equipamento. Por isso, não se deve usar tomadas nesse tipo de conexão.

A melhor maneira de ligar o aparelho para aquecimento de água é usando um conector para chuveiro elétrico. Por isso, antes de instalar seu chuveiro verifique a capacidade dos tipos de instalações elétricas disponíveis na sua rede. Assim, você vai evitar problemas com energia elétrica.

Gostou das dicas? Compre já seu terminal de louça para chuveiro e tudo que você precisar para o banheiro ou sua casa completa no site da Ferramentas Kennedy!