Dia Mundial do Braille: conheça mais sobre a linguagem e suas aplicações no mercado

244 04/01/2021

Dia Mundial do Braille: conheça mais sobre a linguagem e suas aplicações no mercado

A linguagem que auxilia quem tem deficiências visuais é muito popular, mas ainda não tão utilizada como poderia

Dia 04 de janeiro é o Dia Mundial do Braille. A famosa linguagem voltada para cegos ficou muito popular no mundo inteiro, e está presente no Brasil. Qual foi a última vez que você viu algo em Braille? Já parou para pensar se ferramentas ou produtos são acessíveis para todas as pessoas?
Conheça um pouco mais sobre o Braille, seus usos e aplicações nesse material da Ferramentas Kennedy!

A história do Braille

A linguagem hoje conhecida com braille tem uma história curiosa. Na França, no começo do século 19, o garoto Louis, de 3 anos, estava na oficina do pai quando machucou os olhos seriamente. A infecção fez o garoto ficar totalmente cego.

Aos 15 anos, com muito esforço e dedicação, Louis Braille criou o seu próprio método para aperfeiçoar o sistema de leitura para cegos. Desde então, seu sobrenome ganhou o mundo e o sistema Braille passou a ser adotado em todo o planeta.

Somente no Brasil, usamos o Braille desde a década de 1850, se aperfeiçoando para o nosso idioma ao longo dos anos.

Importância do Braille

Muito além de apenas uma linguagem, o Braille possibilita a independência e autonomia de quem tem deficiências visuais. É por isso que seu uso não deve se limitar a livros ou conteúdos voltados para o aprendizado. Todas as esferas da vida podem e devem ser acessíveis para todos!

Por meio de um decreto publicado em 2004, passou a ser obrigatório no Brasil a sinalização na linguagem Braille em locais públicos e privados. Desde então, vemos o Braille usado nas ruas, placas, acessos, elevadores etc.

Nos dias atuais, o Braille é complementado por outros sistemas que auxiliam na acessibilidade para quem tem deficiências visuais, como a audiodescrição, que está presente em bancos, sites e apps. Mas o Braille segue sendo importante em ambientes, objetos e áreas em que não há a possibilidade dessas outras formas de auxílio. 

Embalagens com Braille

Você já viu uma embalagem de produto, no supermercado ou em uma loja, que tinha informações em Braille? Provavelmente você vai lembrar dos remédios. Os medicamentos são um dos únicos segmentos de mercado em que se exige o uso da linguagem Braille.

Infelizmente, não é obrigatório no Brasil o uso do Braille em embalagens no geral. Enquanto algumas marcas fazem uso dessa linguagem, a grande maioria não utiliza. Então, como quem tem deficiências visuais vai entender as características, prazo de validade e preço do produto?

Por isso, aliado a outras formas de acessibilidade, é importante usar o Braille para oferecer a possibilidade de os cegos terem as informações necessárias na hora de comprar produtos e equipamentos.

Assim, não só ao entrar em uma loja da Ferramentas Kennedy, mas também ao escolher, pagar e ir para casa, todos poderão ter o máximo de informações e autonomia.

 

Gostou de saber mais sobre o Braille? Continue ligado no Blog da Ferramentas Kennedy para mais informações e curiosidades! 

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!