Dicas para usar tinta spray na pintura de diferentes materiais

230 08/01/2021

Dicas para usar tinta spray na pintura de diferentes materiais

A tinta spray é muito versátil, e pode ser utilizada de diversas formas

Você já usou tinta spray? Esse tipo de pintura é cada vez mais popular e pode ser aplicada nas mais variadas superfícies. Neste post da Ferramentas Kennedy, você vai aprender a usar esse tipo de tinta e onde aplicar esse material. 

Diversas aplicações

Uma das principais vantagens da tinta spray é ser aplicável em muitas superfícies e materiais. É comum ver esse tipo de pintura em metais, mas é possível também pintar madeira, eletrodomésticos, telas, tecido e até paredes.

Tudo dependerá do tipo de tinta. Afinal, o spray se refere a embalagem e a forma de aplicar, mas o material contido nas latas pode variar.

Existem as tintas à base de esmalte e as que são à base de água. Tintas esmalte são ideais para aplicar em metais e madeiras, além de eletrodomésticos. As tintas acrílicas, com base de água, são boas para pintura em papel, tela, tecidos e paredes. Por isso, também, as tintas spray possuem acabamento, que pode ser fosco, metálico, brilhante ou acetinado.

Itens pequenos ou grandes superfícies?

As tintas spray são muito versáteis. É comum associá-las principalmente à pintura de itens menores, como bancos de madeira, utensílios de metal, grades e pequenos portões.

No entanto, as tintas spray não são apenas para pequenas pinturas ou objetos. Portões grandes de metal são uma boa opção para as tintas spray também.

Móveis, bancadas de pia e até geladeiras podem ser pintadas com tinta spray. Confira sempre o tipo de tinta e o quanto ela rende - essa informação normalmente está por metro quadrado de área pintada.

Dicas para usar as tintas spray

Agora, confira algumas dicas gerais para a utilização de tintas spray.

Conte sempre com boas marcas para fazer essa pintura. Existem muitas opções de tintas spray, e marcas como a Suvinil garantem uma boa qualidade de pintura e cobertura.

Atenção com a pré-pintura: é importante testar a tinta no material antes de tudo. Se tudo estiver ok, limpe bem a superfície para não pintar por cima de poeira ou gordura. Não esqueça que materiais como a madeira precisam ser lixados antes da aplicação.

Na hora de aplicar, procure não aproximar tanto o spray da superfície, para não exagerar na pintura. Não esqueça que, assim como outras tintas, pode ser necessário aplicar mais de uma demão para cobrir totalmente.

A tinta spray precisa de EPIs para serem utilizadas com segurança. Conte com luvas, óculos de proteção e também máscara respiratória. E não se esqueça de forrar o chão para evitar manchas.

Após a pintura, é importante deixar que a tinta seque - inclusive entre as demãos. Confira o que é dito na embalagem, mas algumas horas são necessárias para que tudo seque adequadamente.

 

E aí, gostou das dicas e já sabe o que vai pintar com tinta spray? Então confira no site da Ferramentas Kennedy todas as nossas opções de aerossóis e demais tipos de tinta!

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!