Dicas para usar tinta spray na pintura de diferentes materiais

37790 08/01/2021

Dicas para usar tinta spray na pintura de diferentes materiais

Descubra o poder da tinta spray para transformar e renovar suas superfícies! Aprenda a escolher a tinta certa, preparar o material, aplicar corretamente e muito mais. Continue a leitura.

Tinta Spray: Guia Completo para Pintura Versátil e Eficaz

Geralmente, quando pensamos em tinta spray, logo relacionamos à pinturas artísticas como as de grafite, feitas em muros e prédios pelas cidades. Entretanto, essa aplicação já não é mais uma exclusividade desse tipo de tinta, que atualmente pode ser usada em diferentes pinturas.

Essa modalidade de tinta está se tornando um componente essencial na pintura, devido à sua flexibilidade e ampla gama de aplicações. Por esse motivo, este artigo da Ferramentas Kennedy oferece um guia prático para você aprender a usar essa tinta e transformar várias superfícies.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Tinta spray uso geral

Relacionar o uso de spray com tintura artística não está totalmente errado, já que é um dos usos mais comum. Entretanto, quando a pintura com esse tipo de tinta ocorre nas demais superfícies, existem algumas especificações que mudam conforme a lata.

Latas de tinta spray reunidas em fundo escuro

Nesse sentido, a tinta spray para uso geral, indicada para diferentes finalidades, conta com o bico de saída diferente do tradicional. Além disso, a pressão interna costuma ser maior que uma lata de tinta spray para grafite, por exemplo.

Por que usar tinta spray?

Em comparação com os outros tipos de tinta, esse modelo apresenta diversas vantagens, entre elas, secagem rápida e facilidade na aplicação. Contudo, outros importantes benefícios também a torna uma opção mais atrativa, como por exemplo o baixo custo e a possibilidade de não respingar, causando bem menos bagunça ou sujeira na hora de fazer aquela pintura que você deseja.

Como utilizar a tinta spray em diferentes materiais

Como já mencionado, essa tinta tem como principal característica, a possibilidade de ser aplicada em diferentes materiais. Nesse sentido, ela pode ser usada para pintar metais, madeira, eletrodomésticos, telas, tecidos e paredes. Contudo, os tipos de tinta variam conforme o material contido nas latas.

Tinta spray sendo aplicada em uma superfície de madeira

As tintas esmalte são perfeitas para metais, madeiras e eletrodomésticos. Já as tintas acrílicas à base de água são ideais para trabalhos em papel, tela, tecidos e paredes. Além disso, as tintas spray ainda oferecem vários acabamentos, incluindo fosco, metálico, brilhante e acetinado.

O que posso pintar com tinta spray

Muitas vezes, associamos esse tipo de tinta à pintura de itens pequenos como bancos de madeira, utensílios de metal, grades e portões pequenos. No entanto, ela também é adequada para grandes superfícies, como portões de metal, móveis, bancadas de pia, paredes e até mesmo geladeiras. Por fim, tudo dependerá da qualidade da tinta, e a cobertura que você pretende fazer com ela.

Como usar a tinta spray

Embora tenha muitas vantagens atrativas, fazer pinturas com esse tipo de tinta exige alguns cuidados necessários. Desse modo, é possível garantir uma aplicação suave e duradoura. Por isso, acompanhe a seguir as dicas que selecionamos especialmente para você:

  1. Escolha Marcas de Qualidade: Procure por marcas de confiança como a Suvinil, que garante alta qualidade de pintura e cobertura;
  2. Preparação: Antes de começar, teste a tinta no material e limpe a superfície para remover poeira ou gordura. Lembre-se de que superfícies de madeira precisam ser lixadas antes da aplicação;
  3. Aplicação: Evite aplicar a tinta muito perto da superfície para prevenir excessos. Assim como com outras tintas, pode ser necessário aplicar mais de uma camada;
  4. Segurança: Use sempre equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas, óculos de proteção e máscara respiratória;
  5. Secagem: Deixe a tinta secar entre as demãos e após a aplicação final. O tempo de secagem varia de acordo com o tipo de tinta, mas geralmente leva algumas horas.

Colocando todas essas dicas em prática, temos certeza de que sua pintura sairá perfeita. Por isso, siga os tópicos que listamos e garanta um trabalho excelente. Quer entender mais sobre a tinta spray? Confira as nossas opções de aerossóis e outros tipos de tintas no site da FK.

Qual a melhor tinta spray para parede

A escolha da melhor tinta spray para pintar paredes depende de dois importantes fatores. O primeiro, é o resultado que você deseja alcançar na pintura, e o segundo, é sobre as condições da parede. Contudo, também vamos indicar a você as principais opções para essa finalidade:

  1. Tinta spray acrílica: À base de água, são recomendadas para pintar paredes, pois são fáceis de usar e limpar, têm baixo odor e secam rapidamente. Além disso, são resistentes à luz, e não desbotam facilmente;
  2. Tinta spray de látex: É uma boa escolha para paredes, pois é resistente à umidade e ao mofo, o que a torna ideal para ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas;
  3. Tinta spray epóxi: Se você está pintando uma parede de concreto ou alvenaria, pode considerar essa versão. Ela é extremamente durável e resistente a produtos químicos, o que a torna adequada para ambientes hostis.

Lembre-se, independentemente da tinta que você escolher, é importante preparar a parede antes de pintá-la. Por isso, sempre faça as atividades necessárias para adequar a superfície que receberá a tinta. Portanto, limpe a parede, lixe qualquer irregularidade e aplique um primer, se for o caso.

Onde comprar tinta spray

Na Ferramentas Kennedy você sempre vai encontrar os produtos de todas as áreas de atuação. Por isso, é mais que certeza que as melhores opções de tinta spray estão aqui na FK. Desse modo, comece a navegar agora no e-commerce FK e escolha a tinta spray que você mais precisa.

Tinta spray sendo utilizada para pintar superfícies

Você gostou desse conteúdo em nosso blog? Acesse a home da página de posts e explore mais conteúdos informativos como esse! Fique por dentro de dicas especiais de ferramentas e também de DIY, o famoso "faça você mesmo".