Entenda como funciona o alicate amperímetro

O aparelho é fundamental para medições elétricas. Conheça tudo sobre

Muito utilizado na área de elétrica, o alicate amperímetro é um equipamento que auxilia na medição de energia. Confira tudo sobre essa ferramenta!

O que é alicate amperímetro

O amperímetro, ou alicate amperímetro, é um instrumento utilizado para medir a corrente elétrica. O nome do aparelho faz referência aos ampéres, unidade de medida utilizada neste tipo de medição. Estes aparelhos são muito utilizados na engenharia elétrica e em diversos tipos de indústria.

Para que serve alicate amperímetro?

O amperímetro serve para a medição da corrente elétrica, sua função é importante para verificar se a energia elétrica que está passando por aquele componente está de acordo com o esperado. Isso garante que o sistema elétrico está equilibrado e sem apresentar riscos. Além do alicate amperímetro, outros aparelhos podem fazer essa medição, como o multímetro.

Alicate amperímetro ou multímetro?

A principal diferença entre estes dois aparelhos é que o multímetro tem a capacidade de medir outras grandezas elétricas, como a tensão e a resistência. O amperímetro se restringe aos ampéres e volts. No entanto, ambos os aparelhos são precisos e apresentam os resultados esperados - desde que sejam conservados e utilizados corretamente.

Dicas de como usar o alicate amperímetro

Amperímetros devem ser conectados em série ao sistema, nunca em paralelo. Se ele for conectado em paralelo, corre-se o risco de danificar tanto o aparelho quanto o próprio componente que está sendo medido.

A resistência interna do amperímetro deve estar sempre no nível mais baixo para conseguir resultados mais precisos.

Se for utilizado em corrente alternada, não é preciso se preocupar com a polaridade. Agora, caso o amperímetro seja utilizado em uma corrente contínua, é preciso que a corrente seja conectada pelo lado positivo e saia pelo lado negativo do aparelho.

A Ferramentas Kennedy possui os melhores amperímetros do mercado. Acesse o nosso site e encontre o aparelho certo para você!

Sugestões da categoria

mais ofertas